NEC conclui a segunda Prova de Conceito multifornecedor para Transporte SDN Wireless






A NEC Corporation anunciou a conclusão da segunda Prova de Conceito (POC), cujo o objetivo é promover a normalização de um modelo de informação comum para ambientes que permitam o transporte SDN sem fios, simplificando a operação, gestão e controlo dos elementos de rede, e facilitando a integração de soluções de vários fornecedores sob uma camada de controlo comum e única.

A Prova de Conceito é um multifornecedor de Transporte SDN Wireless com o Open Transport Working Group da Open Networking Foundation (ONF). A POC decorreu em abril de 2016, tendo sido organizada pelo laboratório da Telefónica na Alemanha, durante um período de quatro dias. Contou com a participação de um total de 12 empresas, incluindo a NEC.

A POC demonstrou as capacidades e benefícios de utilizar um modelo de informação comum para o controlo de elementos de rede sem fios de múltiplos fornecedores, por meio de interfaces abertas de gestão. A POC consistiu em cinco casos de uso:

  • Deteção e configuração de novos dispositivos micro-ondas
  • Deteção de anomalias
  • Deteção e visualização da rede de micro-ondas configurada
  • Deteção e visualização da rede de micro-ondas efetivamente em operação
  • Receber, exibir e armazenar informações de alarme


Para esta POC, a NEC forneceu sistemas de comunicações de micro-ondas ultracompactos iPASOLINK, VR, equipados com uma interface NETCONF. A POC foi bem-sucedida ao demonstrar que o iPASOLINK VR completou todos os cenários de teste relativos à configuração e à gestão de elementos de rede sem fios, num ambiente aberto, com um controlador baseado em OpenDayLight.

Esta atividade é parcialmente executada no âmbito do programa de "Investigação e Desenvolvimento da Tecnologia de Virtualização de Rede", promovido pelo Ministério japonês de Assuntos Internos e Comunicações, e é um projeto O3.

Um artigo técnico sobre esta POC foi publicado pela ONF e está disponível no site:
https://www.opennetworking.org/sdn-resources/technical-library

Via; NEC

Comentários