Livro FCA: “Introdução às Redes de Telecomunicações”

“Introdução às Redes de Telecomunicações”


A FCA, editora do grupo LIDEL disponibilizou no final de maio, no mercado o livro “Introdução às Redes de Telecomunicações”, uma obra de grande interesse da autoria de Rui Sá.

Este manual foi elaborado com o objetivo de dar um contributo para a divulgação dos conceitos tecnológicos associados às redes de telecomunicações, trazendo as respostas às questões mais frequentes dos utilizadores comuns das Redes.

Sobre o autor:

Rui Sá − Licenciado pela FEUP e Mestre em Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Iniciou a sua vida profissional nos CTT, com funções no projeto e na instalação de infraestruturas de telecomunicações. Mantendo a sua ligação ao grupo PT, desempenhou outras funções, nomeadamente a coordenação e a gestão de formação. Atualmente exerce a sua atividade profissional como consultor.

Este livro encontra-se dividido em oito partes, que por sua vez, estão divididas ao todo em 29 capítulos. Na Primeira parte apresentam-se os conceitos principais associados às redes de telecomunicações, no que se refere à tecnologia, à organização das redes e aos serviços prestados, Em seguida, da segunda à sétima parte descrevem-se as redes com maior relevância atualmente: rede telefónica, rede de dados, refes móveis, redes de distribuição de televisão e Internet. Por último, a oitava parte é dedicada à convergência de redes: VoIP, Triple Play, Normas NGN e Internet das Coisas.

Esta obra destina-se tanto a profissionais como a todas as pessoas interessadas nesta área, tem como principal objetivo divulgar e elucidar os leitores sobe os vários conceitos tecnológicos diretamente associados às redes de telecomunicações, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas por parte de clientes e utilizadores de telecomunicações. 

Opinião


A primeira palavra que me vêm à cabeça quando oiço ou penso nos diversos livros da FCA é "qualidade", uma qualidade que está presente em qualquer livro desta editora, mas para descrever este livro em especial, embora a estrema qualidade do livro, a primeira palavra que me vêm é "acessibilidade", pois o “Introdução às Redes de Telecomunicações”, para além da qualidade que já estamos habituados traz acessibilidade a qualquer pessoa, podendo ser lido e compreendido por qualquer um, como o próprio autor do livro diz-nos no  mesmo "a definição rigorosa (..) está fora do âmbito deste livro".

Então, por exemplo no caso de sinal diz-nos que "podemos considerar o sinal como forma sob a qual a informação é apresentada à rede de telecomunicações para ser transportada e encaminhada", simples não?

Um livro que reúne em 312 páginas conhecimentos de mais de 180 anos, podemos dizer que do telegrafo ao 4G (LTE), passando pela televisão e a convergência de redes, esclarecendo as nossas dúvidas como utilizadores e clientes de telecomunicações.

O livro “Introdução às Redes de Telecomunicações” de Rui Sá pode ser adquirido pelo site da fca.













Ao longo do livro são abordadas, entre outras, as seguintes temáticas:

  • História das telecomunicações; 
  • Evolução das redes; 
  • Rede Digital e redes inteligentes; 
  • Sistemas de Transmissão: técnicas, suportes e hierarquias digitais; 
  • Redes de Dados: locais (LAN – Ethernet e Wi-fi), públicas, internet e de operador; 
  • Rede de Acesso: pares simétricos, acesso rádio, fibra ótica e instalações em edifícios e urbanizações
  • Redes Móveis: das celulares ao 4G; 
  • Distribuição de Televisão: sistemas e redes; 
  • Convergência de redes: VoIP, Triple Play, normas NGN e Internet das Coisas. 















Comentários