Saiba mais sobre o Android N





O evento Google i/O 2016 teve como uma das grandes atrações o Android N. Sim Android N, porque ainda não tem nome escolhido, pois essa tarefa vai ser sua. Para isso foi lançado um site para qualquer pessoa possa submeter as suas ideias para o nome do Android N.

As novidades mais visíveis são o novo modo multijanelas, que divide o ecrã em dois para que possa ser usada mais de uma aplicação em simultâneo; as apps nativas passaram a ter um sistema de respostas dinâmico na própria notificação; para alternar entre duas apps abertas bastando tocar duas vezes no botão de “apps recentes” e também foi adicionado o botão “limpar tudo” que fecha todas as apps ativas de uma só vez.

Internamente houve diversas melhorias tanto no desempenho como na segurança. Dentro das melhorias gráficas destaca-se o Vulkan, uma API que aumenta as texturas, sombras e efeitos com brur e partículas nos jogos portáteis. Agora as instalações de apps devem ficar 75% mais rápidas e as compilações ocupam menos 50% do espaço, graças ao compilador JIT.

E ainda o Chrome mobile passará a usar o SafetyNet que funciona na nuvem e pode bloquear ataques e infeções tanto no chrome como na Google Play.

A versão final do sistema operativo estará disponível no segundo semestre de 2016.

Comentários