Galaxy Gear [Análise/Review]




Hoje temos aqui para analisar o Samsung Galaxy Gear, que desde já o Aki Há Tecnologia agradece à Samsung e á M Public Relations por o terem enviando para ser aqui testado.


Veja a análise abaixo:

Introdução
Desde a Antiguidade que o homem necessita de medir o tempo, por isso é uma das invenções mais antigas. Primeiro surgiram os relógios de sol no séc. XVI a. C, posteriormente relógios de água (clepsidras) ou areia (ampulhetas), que apareceram na Judeia em 600 a. C.

Ao longo do tempo o relógio foi aperfeiçoado até que em 1595, Galileu Galilei descobre a Lei do Pêndulo.

Os primeiros relógios  a serem utilizados/vestíveis foram os de bolso e posteriormente os de pulso que surgiu em 1814, construído pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet. E passando mais duzentos anos chegaram os smartwatch (relógios inteligentes).

Logo no princípio deste ano falou-se que diversas marcas de topo deveriam lançar o seu próprio smartwatch. Como temos visto a Samsung tem-se diferenciado das outras marcas, estando em vários 
aspetos à frente das outras marcas.

Há dois anos a Samsung lançou o Galaxy Note, no ano passado a Galaxy Camera e este ano o Galaxy Gear. D
iversas marcas já tentaram tornar aparelhos smartwatch em sucessos comerciais mas nenhuma ainda o conseguiu, será que a Samsung vai conseguir?

Segundo a Samsung este relógio vai tornar o seu dia muito mais intuitivo e prático e o Aki Há Tecnologia concorda com esta afirmação.

O Galaxy Gear é um assessório que serve para completar um outro aparelho, para atender chamadas, ver notificações, entre outras funcionalidades, mas só funciona se tiver ligado a outro aparelho através do Bluetooth, por isso é impensável comprar só o Gear. 

Especificações do Aparelho
Ecrã 

Tipo: 
Super AMOLED 
Tamanho: 
1,63 polegadas 
Resolução: 
320x320 
Processador 

Processador: 
800 MHz Processador 
Câmara 

Sensor BSI: 
1,9 megapixéis 
Focagem: 
Automática 
Gravação de vídeo: 
720p a 30 fps 
Memória 

Memória Interna: 
4 GB 
Memória RAM: 
512 MB 
Sensores 

Sensores: 
Acelerómetro Giroscópio 
Serviços e Aplicações 

Serviços: 
Samsung Apps 
ChatON 
Aplicações: 
Smart Relay 
Voice 
Memographer 
Voice Memo 
Bloqueio automático 
Find My Device 
Cronómetro 
Temporizador Assistência de segurança 
Conectividade 

Conectividade: 
Bluetooth 4.0 
Bateria 

Capacidade: 
315 mAh 
Duração em Standby: 
150 horas 
Tempo típico de utilízação: 
25 horas 
Dimensões 

Corpo: 
36,8x56,6x11,1 mm 
Peso: 
73,8 g 
Outros: 

Microfone: 
2 
Altifalante:  
1

Quando se trata de equipamentos da Samsung, já estamos habituados que sejam bem equipados recheados com tecnologia e o Gear não é distinção  pois têm caraterísticas muito fortes para um smartwatch, como podemos ver na tabela acima.

Primeiras Impressões
Quando colocamos pela primeira vez o Galaxy Gear no pulso a "primeira impressão" é fantástica. E logo na primeira vez que o utilizamos, mesmo sendo um aparelho de primeira versão e com uma interface completamente nova, conseguimos comandar o aparelho intuitivamente, o que nos faz perceber um slogan do Gear, dado pela Samsung:
Samsung Galaxy Gear vai tornar o seu dia-a-dia muito mais intuitivo e prático.


Embalagem e Acessórios

A embalagem que vêm condicionado o aparelho e os seus acessórios, é quadrada e toda construída em cartão reciclável e é composta por duas partes, a tampa que pode ser removida, como se pode ver na imagem acima. 

O cartão da parte exterior da caixa imita a madeira e têm um traço preto, seguindo o aspecto da embalagem do Samsung Galaxy S4 e Samsung Galaxy Note 3, este aspeto serve para demonstrar a preocupação ecológica da Samsung. Da parte de baixo da embalagens encontramos uma menção das principais especificações do aparelho. A embalagem está bastante bonita, fazendo-nos lembrar a natureza e os acessórios estão muito bem arrumados encaixando tudo perfeitamente na embalagem.




Ao abrir-mos a caixa temos no centro, em grande destaque, o relógio inteligente no meio de numa fina folha de papelão e ao levantar a folha encontramos o carregador, a base de carregamento e os manuais de consulta rápida.

A base de carregamento tem três funções: servir para carregar o Galaxy Gear, colocando dispositivo na base de carregamento com os terminais de carga virados um para outro e ligar o carregador à base, também se pode carregar através de cabo USB, substituindo cabo pelo carregador e ligar ao pc, a base ainda serve para ligar o relógio a um dispositívo móvel, através de NFC.

Design e Visual
Quando olhamos para o Samsung Galaxy Gear a principal diferença, que notamos, de um relógio convencional é a presença de uma câmara.



O aparelho tem um design bastante interessante, o mostrador tem quatro parafusos nas laterais, o que dá um aspeto de um relógio convencional caro, não esquecendo que este aparelho custa 299 euros, mas que têm funções que os outros relógios não têm.

Existem diversas de cores de braceletes, mas elas não podem ser alteradas, por isso deve de escolher bem a cor que quer antes de o comprar. O fecho da fivela é fácil e seguro e é na fivela que se encontra o altifalante e o logótipo da Samsung. E é na bracelete que se encontra a câmara, como se pode ver na imagem acima.

Na parte lateral do relógio encontra-se o único botão do aparelho, o famoso botão Power, que serve para ligar, desligar, desbloquear, reiniciar e aceder automaticamente a uma aplicação.

Na Parte de trás do aparelho encontram-se os terminais de carregamento do aparelho que encaixam na base de carregamento.



Ligação a um dispositivo móvel

Para ligar o Samsung ao Galaxy Gear a um dispositivo móvel basta tocar com a parte de trás do dispositivo móvel na parte de trás da base de carregamento e uma janela do Gear Manager abre, depois é só seguir as instruções.



Mas também pode fazer a ligação de uma forma "manual", bastando iniciar a aplicação Gear Manager e tocar em ligar automaticamente, depois é só seguir os passos.

Qualquer uma das maneiras é bastante simples de fazer a ligação.

Interface









Este aparelho tem uma interface bastante bonita e minimalista, focada nas cores preto, branco e laranja. 

O Ecrã principal é composto por treze painéis, como se vê na imagem acima. Tendo com painel inicial o painel número 4, que é o painel que mostra as horas, principalmente, mas pode ser alterado o estilo de relógio por outros que já vêm instalados ou pode fazer download de outros na loja.

Se mover para a esquerda pode encontrar dois painéis de funcionalidades ligados à comunicação: os Contatos (2) que dá para ver os contactos e selecioná-loss para fazer chamadas e os Registos (1) do dispositivo móvel.

Se movermos para baixo encontramos o Marcador que dá para fazer diretamente chamadas marcando o número do destinatário, embora o ecrã seja pequeno é muito fácil marcar um número de telefone, 

Se mover para a direita encontra o painel das notificações que funciona decentemente, a seguir encontra seis painéis que podem ser alterados por outros e por ultimo as aplicações  onde encontra todas as aplicações instaladas. 

Para ser mais personalizável pode-se mudar a cor do painel substituindo a cor preta pela laranja, azul, castanho, roxa, verde e vermelha

Câmara

Se movermos para cima encontramos a aplicação da câmara que tira fotos com uma boa qualidade embora tenha apenas 1,9 polegadas.

Em baixo pode ver algumas fotos tirados com a câmara:








As aplicações e funcionalidades que já vêm instaladas são: Arquivo, Câmara, Compromisso de Hoje, Contactos  Controlador multimédia, Cronometro, Definições  Galeria, Localizar o meu dispositivo, Marcador, Memorando de voz, Podómetro, Registos, S Voice, Tempo e Temporizador.

Destas aplicações destaco o controlador multimédia que controla ficheiros multimédia colocando o ficheiro em pausa e retoma, avança reinicia e retrocede, diminui e aumenta o volume.

O Localizar o meu dispositivo que quando é activado o dispositivo móvel emite sons, vibra e liga o ecrã.

O S Voice funciona bem, fazendo algumas funcionalidades através de comandos de voz, dando para enviar mensagens, fazer chamadas verificar agenda entre outras opções.

Gear Manager


Na aplicação Gear Manager do dispositivo móvel podes-se configurar alguns aspectos do aparelho, comprar aplicações e localizar o Gear.

Ainda não existem muitas aplicações disponíveis na loja para este aparelho o que é um ponto negativo, mas que fácilmente pode ser combatido.

A funcionalidade Localizar o Gear funciona exactamente da mesma forma que a de localizar o dispositivo, mas desta vez serve para o Gear.

Conclusão
Este aparelho é a primeira versão e já é bastante bom, mas a meu ver tem um ponto fraco que é as poucas aplicações  mas acredito que no futuro próximo terá uma atualização que trará-lhe mais funcionalidades, mas isso sou eu a pensar, podendo estar errado.

Mas algo é certo irão começar a aparecer mais aplicações para o Gear, pois este aparelho pelo processador que tem é capaz de rodar aplicações um pouco mais avançadas, o que permite várias coisas. Mas algo tenho a certeza se a Samsung pretender continuar a produzir este tipo de aparelhos a segunda versão será bastante surpreendente.

Também existe uma questão que é a bateria, que dura num uso normal, para dois dias perfeitamente.



Mas vamos à conclusão: não nos esqueçamos que este aparelho não é para funcionar separadamente, é um complemento, especialmente de um aparelho de topo, como o Galaxy Note 3. Fazendo uma combinação perfeita. 

Mas têm um defeito que é não ser à prova de água.

Posso garantir que ao usar estes dois aparelhos eles funcional em perfeita harmonia sendo muito fácil e rápido usar no dia a dia. 

Continuo a dizer que o aparelho é uma boa compra e para quem acha que pagar 299 euros por um Smartwatch é demais, relembro que existe muitas marca de relojoaria com relógios a estes preços e mais caros  e não fazem um décimo deste.

Comentários

Publicar um comentário