Avançar para o conteúdo principal

Review Alcatel IDOL 4S

Alcatel IDOL 4S 
Introdução 
Alcatel tem vindo há vários anos a lançar aparelhos com uma boa relação preço/especificações, mas não tem obtido grande sucesso, algo que mudou com a chegada do Alcatel IDOL 4S, um aparelho que chegou com foco na Realidade Virtual.

Parece impossível, mas o Alcatel IDOL 4S é um excelente aparelho, cujo o preço é de apenas 450€. Logo na primeira vez que tive o aparelho nas minhas mãos, a sensação, foi de estar a segurar num equipamento premium, com um excelente design, ótimas especificações técnicas e capaz de proporcionar uma fantástica experiência de Realidade Virtual. 

Acredito que com esta introdução já deve estar com vontade de saber mais sobre o Alcatel IDOL 4S. E posso garantir que não exagerei no que disse, realmente é uma excelente relação de qualidade/preço.
Especificações técnicas 

ECRÃ

5.5” QHD AMOLED 1440 x 2560 pixels. Full Lamination. Visor com 16M cores. Vidro 2.5D. Revestimento oleofóbico. Excelente legibilidade no exterior. Sensor Proximidade. Precog UI (controlo sem toque)

DIMENSÕES E PESO

153,9 x 75,4 x 6,99 mm Peso: 149 g Teclas laterais: 3 (1 BOOM KEY, 1 para ligar, 1 para volume)

MEMÓRIA

Memória interna de 32 GB + 3 GB de RAM. Permite cartões Micro SD até 512 GB

BATERIA

Bateria de 3000 mAh. Autonomia da bateria em conversação de 13 horas (2G / 3G). Autonomia da bateria em modo stand-by de 420 horas (2G / 3G / 4G). Tempo de carregamento de 2 horas

CONECTIVIDADE

GSM Quadband (850/900/1800/1900). UMTS 1/2/5/8. HSPA+ 42 Mbps de transferência, 5.76 Mbps de carregamento. 4G Cat 4 LTE B1/3/7/8/20/28A: 150 Mbps de transferência, 50 Mbps de carregamento. Wi-Fi 802.11b/g/n, Wi-Fi direct. Bluetooth 4.2, NFC. Micro USB 2.0 de alta velocidade. Nano SIM. Dual SIM Dual Standby

INCLUIDO NA CAIXA

Óculos Realidade Virtual incluídos na caixa. Fita para óculos Realidade Virtual. Auriculares stereo JBL® 3.5 mm jack stereo headset. Carregador. Cabo de transferência USB. Peça para ranhura do cartão SIM. Guia de ajuda rápida

SOM

Altifalantes Dual Stereo (2 x 3.6W). Tecnologia Waves. Smart PA (Amplificador Potência) TFA9890. Formatos suportados: AAC LC, AAC+, AAC+ melhorado, AMR-NB, AMR-WB, FLAC, MP3, MIDI, Vorbis, PCM/WAVE. Hi-Fi, OM DRM 1.0. Radio FM com RDS. Virar para silenciar. Cancelamento do ruído com dois microfones. Voz HD. HAC M3

CÂMARA

Câmara fotográfica de 16 Mpxl, com touch focus, autofocus 0.1-0.3s, dual-tone flash LED, e lentes 6P. 
Disparos instantâneos (0.6s), câmara lenta, modo manual.
Micro video, video stabilization, auto HDR, fotos 360°, zoom digital x4.
Abertura f2.0, sensor size: 1/2.8” 
Câmara frontal de 8 Mpxl, com ângulo de visão alargado (84°), e com Flash frontal e Selfie-flash.
Captura de vídeo: 2K@30fps, 1080p@60fps, 720p@120fps.
Reprodução de vídeo: 4K@30fps, 1080@60fps.
Streaming de vídeo: 1080p@60fps, 720p@120fps.

CARACTERÍSTICAS

Chipset MSM8976 (Snapdragon 652). Android TM 6.0 Marshmallow. Processador Octa-core (4x1.8 GHz + 4x1.4 GHz) Acelerómetro, sensor de proximidade, bússola eletrónica, sensor de luz, interruptor Hall, Giroscópio. Reversibilidade 300% audio e ecrã. Duplo toque no ecrã para ligar e desligar. Duplo toque no ecrã para bloquear e desbloquear vídeo. Conteúdos Realidade Virtual. Boom Key inovadora

Embalagem 

Sem qualquer dúvida o Alcatel IDOL 4S, proporcionou-me uma das melhores experiências de unboxing, isto graças ao design da sua embalagem, que é realmente genial, a fusão entre a embalagem do aparelho e os óculos VR (realidade virtual).

Na verdade o aparelho não tem só uma embalagem, mas sim duas embalagens, a primeira de papelão e dentro dela está a segunda embalagem que é de plástico, sendo esta, constituída pelos óculos de realidade virtual.

Na primeira embalagem podemos ver diversas imagens relativas ao aparelho é à realidade virtual incluída e também à Tecla Boom, que mais à frente irei falar sobre ela. Na parte traseira da caixa estão escritas as principais especificações técnicas do aparelho.

Ao abrir esta embalagem encontramos 3 manuais, um de iniciação rápida, um manual dos óculos de realidade virtual (VR) e por fim um manual de informações de segurança e garantia.

Alem disto, encontramos ainda a embalagem constituída pelos Óculos de realidade virtual, tendo dentro dela o Alcatel IDOL 4S, a fita para os óculos VR, os auriculares stereo JBL® 3.5 mm jack stereo headset, o carregador, o cabo USB e a peça para ranhura do cartão SIM.

Juntamente com o aparelho e os óculos de realidade virtual vem ainda uma capa para o aparelho e uma película de ecrã, e ainda todos os acessórios já falados por mim, anteriormente, tudo isto por 450€. 

Design 
Para quem já me conhece sabe que eu dou bastante valor e atenção ao design dos aparelhos. Posso dizer que fiquei surpreendido com o design do aparelho, quando olhamos o aparelho notando-se que foi pensado nos mínimos detalhes para trazer um equipamento premium, para o consumidor.

O Alcatel IDOL 4S é constituído por vidro na parte frontal e traseira, e metal, neste caso alumínio nas laterais.  Durante a analise do aparelho aproveitei para testar a resistência do vidro, da parte traseira do aparelho e posso garantir que é extremamente resistente, resistindo aos riscos das chaves e até mesmo aos do x-ato, sem ficar com qualquer marca ou arranhão.
Review Alcatel IDOL 4S
Na parte frontal do aparelho encontrasse o ecrã de 5,5 polegadas, que mais à frente falarei sobre ele. Em cima do ecrã está o sensor de proximidade, o indicador LED, o Flash e a câmara frontal.

Na parte superior e inferior do aparelho estão localizados os altifalantes  Dual Stereo (2 x 3.6W), que garantem uma excelente experiência de áudio.

Na lateral esquerda está a tecla ligar/desligar e a gaveta de cartão SIM/microSD. Na lateral direita estão as teclas de volume e a Tecla Boom. Na lateral superior esta a entrada para o auricular e o microfone, na lateral inferior está outro microfone e a trada para carregar o aparelho e ligá-lo ao computador.

Na parte traseira do aparelho do aparelho está a câmara, o dual flash e a logo da Alcatel e da Gama.

Ecrã
O Alcatel IDOL 4S vem equipado com um ecrã de 5,5 polegadas Quad HD AMOLED, com resolução de 1440 x 2560 pixels. Este ecrã é um dos mais brilhantes do mercado, conseguindo atingir um brilho máximo de mais de 600 nits.

O ecrã conta com 16M de cores, com revestimento oleofóbico e sensor de proximidade. O vidro do ecrã conta com uma curvatura nas bordas 2,5D.

Todas estas especificações do ecrã fazem com que o utilizador do aparelho tenha uma ótima experiência de utilização, em qualquer ambiente. 
Experiencia de Utilização
A Alcatel tem vindo a colocar nos seus aparelhos Android, uma interface quase pura do Android, com poucas alterações, e o Alcatel IDOL 4S não é exceção, vindo equipado com o Android 6.0.1 Marshmallow.

Durante a minha experiência de utilização, uma das funcionalidades que mais me agradou muito foi a personalização do ecrã de bloqueio. Que tem a possibilidade de colocar atalhos, para iniciar rapidamente algumas aplicações/funções a partir do ecrã de bloqueio, sendo uma grande mais valia.

outra coisa que me agradou bastante foi a tecnologia de sensor de proximidade presente no ecrã, que quando aproximamos o dedo do ecrã a imagem de fundo desfoca e dá a sensação que vai um pouco para trás, dando a sensação mais imersiva. Para quê que esta funcionalidade é útil? Sabe aquele momento em que está a tentar ler alguma coisa no ecrã principal, só que a imagem de fundo não o permite? Pois é com esta funcionalidade isso não acontece, ao desfocar a imagem consegue-se ler todas as letras nitidamente.

A Tecla Boom também trás diversas vantagens que irei falar mais há frente. E como nem tudo são maravilhas não posso deixar de dizer que senti falta do sensor de impressões digitais neste aparelho.

Tecla Boom
A Tecla Boom tanto pode ser uma grande mais valia, quanto uma tecla que nunca será utilizada pelo utilizador, isto porque embora traga muitas funcionalidades é necessário um período de habituação ao uso da mesma.

A tecla pode ser programada para diversas funções, consoante a necessidade de cada utilizador. No meu caso utilizei maioritariamente para funções relativas com a câmara

A tecla pode ser programada para:
  •  Ligar o ecrã;
  •  Ao premir duas vezes tira uma fotografia e ao premir continuamente ativa o disparo continuo;
  • Ativar os efeitos Boom;
  • Tecla de câmara;
  • Capturar imagem do ecrã;
  • Ativar qualquer aplicação, ao premir abre qualquer aplicação que seja programada, assim a Tecla Boom passará a ser usada como tecla de atalho;
Desempenho  
O Alcatel IDOL 4S vem equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 652 MSM8976, octa-core com 4 núcleos Córtex A72 a 1,8 GHz, e 4 núcleos Córtex A53 a 1,4 GHz. A acompanhar este processador vem uma GPU Adreno 510.

O aparelho vem equipado com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno expansíveis com cartão de memória. Em vês de usar um cartão de memoria é possível colocar um segundo cartão SIM, tornando o aparelho num Dual SIM.zzz


Quanto à bateria o Alcatel IDOL 4S tem uma bateria com capacidade de 3.000 mAh, que é mais que suficiente para um dia de uso normal.

Mas se for como eu, e fizer um uso intenso do seu aparelho, e com os dados ou o wi-fi sempre ligados dificilmente aguenta um dia longo, mas o aparelho vem munido com a tecnologia de carregamento rápido, o que ajuda bastante nestes momentos. Carregando cerca de 50% da bateria em apenas 30 minutos.

Câmara 

O Alcatel IDOL 4S vem equipado com uma câmara traseira de 16 megapixéis da Sony, com abertura f2.0 e sensor do tamanho 1/2.8” e flash dual-tone LED.

A câmara frontal tem um sensor de 8 megapixel, com um ângulo de visão alargado de 84°, com flash LED.

A aplicação da câmara, tem os seguintes modos:

  • Manual;
  • Panorama;
  • Automática;
  • Slo-mo;
  • Micro-vídeo (depois de gravar o vídeo, basta clicar em Editar para adicionar temas e efeitos especiais);
  • Paralaxe Fyuse (permite criar uma fotografia interativa capturando o objeto a partir de diferentes ângulos).
Em baixo pode ver algumas fotos captadas usando o aparelho.


A câmara é muito boa, mas tem alguns problemas a captar imagens em ambientes com pouca luz, deixando as fotos um pouco tremidas. Mas na maior parte das outras situações, consegue capturar excelentes foto. Algo que e surpreendeu positivamente foi as fotos macro, que ficam excelentes.

Realidade Virtual 
Era impossível fazer esta Review e não falar da Realidade Virtual proporcionada por este excelente aparelho. Durante a analise do aparelho, fui um pouco ao extremo e a Realidade virtual e os Alcatel VR Goggles, foram testados em quase todas as situações possíveis.

Tanto com auriculares, como sem auriculares, tanto com óculos graduados dentro dos Alcatel VR Googles, também foram usados em ambientes, barulhentos, mas algo que posso garantir que sempre que foram usados, proporcionaram sempre uma excelente experiência bastante imersiva. 

Sempre que foram usados os auriculares a experiência de imersão foi excelente. Mas, mesmo sem os auriculares, obrigando assim a usar os altifalantes do aparelho a experiência foi fantástica, isso devido à localização dos mesmos, relembro que são dois altifalantes de excelente qualidade e localizados um na parte inferior do aparelho e outro na parte superior, com saídas de áudio tanto para a parte traseira, quanto para a parte frontal do aparelho.

Quantos aos Alcatel VR Googles, posso garantir que são muito confortáveis, de fácil utilização e têm um ajuste muito rápido, sendo possível colocar os óculos VR e ajustar à cabeça em segundos. Para quem usa óculos de visão, também poderá usá-los com os óculos VR, de forma confortável.
Conclusão 
Antes de mais nada, quero aproveitar para agradecer à Alcatel e à BA&N, pelo envio do equipamento e por todo o apoio prestado durante esta análise.

Passando agora para a conclusão, mal que tocamos no aparelho temos a certeza que estamos com um equipamento premium, a todos os níveis. Sendo um aparelho bastante agradável ao toque, com um ecrã de excelente qualidade, a realidade virtual neste aparelho é fantástica. Além de vir equipado com um excelente hardware.

Como pontos negativos, acho que é uma pena o equipamento não vir equipado com um sensor de impressões digitais, compreendo que essa decisão de não colocar o sensor no aparelho deverá ter sido, para o conseguir trazer para o mercado pelo preço de 450€. Também durante a utilização do aparelho, quando tinha a galeria de imagens bastante cheia, o aparelho demorava algum tempo a abrir a galeria, alguns segundos, acredito que deve ser algum problema relacionado com o software, pois o hardware não é problema, por isso acredito que deve ser algo que será solucionado na próxima atualização de software.

Para concluir o Alcalel IDOL 4S é seguramente o aparelho focado na Realidade Virtual, que trás mais “acessórios”, desde capas protetoras, óculos VR e tudo por apenas 450€, sendo uma ótima relação qualidade/preço.

Alcatel IDOL 4S 

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite


Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas

 Tamanho Altura 146,8mm Largura 72,6mm Profundidade 7,5mm Peso Cerca de 147g

ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.