Avançar para o conteúdo principal

Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite




Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas



 Tamanho
Altura
146,8mm
Largura
72,6mm
Profundidade
7,5mm
Peso
Cerca de 147g
 Cor
Black/White/Gold (Preto/Branco/Dourado)
Ecrã
5.2" FHD
1080p (1920 x 1080)
in-cell
Processador
Kirin650 Quad-Core 2.0GHz + Quad-Core 1.7GHZ , 64-bit
Sistema operativo
Android™ 6.0 + EMUI 4.1
Memória
3GB RAM / 2GB RAM+16GB EMMC Flash ROM
Slot para Micro-SD, até 128GB
Redes
VNS-L31&L21
4G: FDD B1/B3/B7/B8/B20
3G: UMTS B1/B2/B8
2G: GSM 850/900/1800/1900MHz
VNS-L22
4G: FDD B1/B3/B5/B7/B8/B19/B28, TDD B40
3G: UMTS B1/B5/B6/B8/B19
2G: GSM 850/900/1800/1900MHz
VNS-L23
4G: FDD B2/B4/B5/B7/B28
3G: UMTS B1/2/4/5/8
2G: GSM 850/900/1800/1900MHz
VNS-L53
4G: FDD B2/B4/B5/B7/B12/B17
3G: UMTS B1/2/4/5
2G: GSM 850/900/1800/1900MHz
GPS
GPS/A-GPS/Glonass
Conectividade
Wi-Fi 2.4GHz 802.11b/g/n, Wi-Fi
Wi-Fi hotspot, Micro-USB
NFC(apenas disponível na Europa)
Sensores
Acelerometro
Sensor de Proximidade
Sensor de Luz Ambiente
Compasso Digital
Câmara
Câmara traseira
13MP BSI AF, flash led dupla tonalidade
Câmara frontal
8MP FF, flash led dupla tonalidade
Áudio
MP3, MID, AMR, AWB, 3GP, MP4, M4A, AAC, WAV,OGG, FLAC
Vídeo
3GP, MP4, WEBM, MKV
Emotion UI
EMUI 4.1
Bateria
3000mAh
Suporte Dual SIM

Na Caixa
Equipamento×1
Carregador×1
Cabo USB×1
3.5mm Headset×1
Guia de Início Rápido×1
*Disclaimer: As especificações podem mudar sem aviso prévio, as imagens são apenas para
 ilustração.A cor pode variar, cores e funcionalidades podem não estar disponíveis em todos 
os mercados, por favor, verifique localmente para informação exacta.

Design



O design do aparelho, mantém as linhas habituais do design da Huawei, sendo muito semelhante aos seus irmãos, o Huawei P9 e P9 Plus. Como principal diferença em termos de design, o Huawei P9 lite não é constituído por um corpo de metal, como o resto da família.

Sendo constituído por plástico, mas tendo uma moldura de alumínio revestida por policarbonato. Tornando o aparelho com uma aparência premium, devido ao acabamento do plástico de qualidade e da utilização de vidro na barra da câmara traseira.

A parte frontal do aparelho é constituída por um ecrã de 5,2 polegadas, em cima do ecrã encontra-se a câmara frontal, o sensor de luz, o auscultador e o LED de notificações, em baixo do ecrã encontra-se a tradicional logo da Huawei.

No topo do aparelho está a entrada do auricular e o microfone com redução de ruído, na lateral direita estão presentes os botões de volume e o botão “Power", na parte inferior do aparelho estão localizados a entrada micro-USB, o microfone e o altifalante na lateral esquerda encontra-se a bandeja que pode levar dois cartões SIM, transformando o aparelho em um dual-SIM, ou um cartão SIM e um cartão de memória micro SD de até 128Gb.



E por fim, mas não menos importante, na traseira do aparelho, encontra-se a câmara principal do aparelho e o Flash, o sensor de impressão digital, que é o mesmo, que é usado pelos seus irmãos, pelo P9 e P9 Plus. E no fundo da carcaça é visível o logo da Huawei e uma referência ao modelo do aparelho.

O Huawei P9 lite tem um peso de 147 gramas e uma espessura de 7,5mm.


Ecrã 

O aparelho vem equipado com um ecrã de 5,2 polegadas com uma resolução full HD com uma densidade 424 ppi.

Em comparação com o Huawei P8 lite, o Huawei P9 lite tem um ecrã, com uma maior resolução passando de HD para agora um Full HD e consequentemente uma maior densidade de pixeis por polegadas, tendo ainda um ecrã mais brilhante que o do Huawei P8 lite.

O ecrã do Huawei P9 lite ainda vem equipado com a Tecnologia In-Cell, o que faz com que praticamente não haja espaço entre o ecrã e o vidro fazendo com que dificilmente se aloje sujidade neste espaço

Interface 

O Huawei P9 lite, como os seus irmãos vêm com Android 6.0 Marshmallow, de fábrica, “vestindo” a interface Emotion UI 4.1 da Huawei.

A Emotion UI 4.1 é uma interface que na minha opinião, na primeira utilização ou se ama ou se odeia, mas com o uso é impossível não gostar dela. Apesar de não ser a versão pura do Android, está muito bem optimizada, funcionado tudo às mil maravilhas. Acho que o principal aspeto que se ressalta na utilização é a inexistência da tradicional gaveta de apps, típica no Android.

O aparelho é surpreendente fluido, proporcionando uma ótima experiência de utilização.

Vou aproveitar este tópico para falar também sobre a possibilidade da utilização do do Huawei P9 lite com dois cartões SIM em simultâneo, que posso garantir que é bastante simples e sem enganos. 

Funcionalidades e aplicações

Dentro das funcionalidades vou destacar quatro e o sensor de impressões digitais.
  • Nós dos dedos: ao usar as nós dos dedos de diferentes maneiras é possível desempenhar algumas funções como capturar um screenshot, fazer uma gravação de ecrã ou desenhar algumas letras para desempenhar outras funções;
  • Gestor telefone: como o próprio nome indica permite fazer a gestão do aparelho, dentro das diversas funções é possível fazer uma varredura do aparelho para o otimizar, entre outras funções como: gestão de tráfego, filtro de assédio, gestão de bateria, bloquear ou proteger aplicações, entre outros;
  • Saúde: dá a informação de quantos passos deu por dia, quantas calorias perdeu e que distancia percorreu;
  • Foto em 1 segundo: está funcionalidade é bastante útil para aquele momento em que subitamente acontece alguma coisa e você quer tirar uma foto, mas tem que desbloquear o telemóvel, ir à aplicação da câmara e depois capturar a foto. Com o Huawei P9 lite isto não acontece basta agarrar no aparelho com o ecrã desligado e clicar duas vezes no botão de reduzir o volume e uma foto é automaticamente capturada em até menos de 1 segundo.

Sensor de impressões digitais

O sensor de impressões digitais do Huawei P9 lite é o mesmo que vem no Huawei P9 e P9 Plus.

O aparelho vem equipado com um poderoso Sensor de Impressões Digitais nível 4, o que garante que ele seja mais preciso e rápido do que os concorrentes atuais.

Para quem pensa que este sensor serve apenas para detetar impressões digitais, está bem enganado, pois também pode ser usado como mini trackpad para aceder ao painel de notificações, bastando deslizar o dedo de cima para baixo no sensor, capturar fotografias quando se está a usar a câmara tocando no sensor e ainda navegar pela galeria de imagens, passando o dedo para a esquerda ou direita.

Quanto à localização do sensor, pode-se dizer que está no sítio certo, visto que quando seguramos o aparelho o dedo indicador automaticamente caí sobre o sensor.

Desempenho

O Huawei P9 lite vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 650, octa-core com 4 núcleos Córtex A53 a 480 MHz com velocidade máxima de 1,7 GHz, e 4 núcleos Córtex A53 a 1,4 GHz com velocidade máxima de 2,0 GHz.

Para acompanhar este processador o Huawei P9 lite vem acompanhado de um processador gráfico Mali T830, com clock máxima de 680 MHz.

O aparelho vem equipado com 2 GB ou 3 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno expansíveis com cartão de memória.

Quanto à bateria posso dizer que não deixa a desejar, aguenta perfeitamente o uso intenso por mais de um dia, o que é bastante bom.



Câmara 


Como já disse aqui no Aki Há Tecnologia, quando se fala em Huawei P9 a primeira caraterística que nos vem à memoria é a câmara, que nos Huawei P9 e P9 Plus é a famosa dupla câmara Leica.

Devido ao Huawei P9 lite ser um aparelho mais acessível como o próprio nome indica, não vem equipado com a dupla câmara. Mas apesar disso não desaponta no quesito câmara.

O aparelho vem equipado com um Sensor Sony IMX217 de 13 megapixéis, que tem um diâmetro de 1/3 de uma polegada, uma abertura f/2.0. Mas embora o sensor tenha sido projetado para filmar em 4k, o P9 lite filma em Full HD.

A câmara frontal tem 8 megapixéis e uma abertura f/2.0.

Em baixo pode ver algumas imagens capturadas pelo Huawei P9 lite durante esta análise. Pode clicar nas imagens para as ver num tamanho maior.




Conclusão



Antes de dar as considerações finais sobre o Huawei P9 lite, quero agradecer à Huawei e à Hill + Knowlton Strategies pele envio do equipamento e por todo o apoio prestado, durante toda a análise.

Para concluir quero referir que o aparelho é uma agradável surpresa, a todos os níveis, tanto de hardware quanto de software, e também uma interligação entre os dois muito otimizada, o que faz com que os utilizadores tenham um excelente experiência de utilização do aparelho.

Como pontos fortes do aparelho vou destacar apenas alguns, nomeadamente a câmara tanto frontal (que tira selfies perfeitas) quanto a traseira, o sensor de impressões digitais é uma grande mais valia, que como já falei nesta análise tem mais funções que um tradicional sensor de impressões digitais.

Em termos de desempenho não tive qualquer problema em todas as aplicações e jogos que usei, por isso só posso dizer bem. 

Mais uma vez quero ressaltar o meu agradecimento a Huawei que tem sido uma agradável surpresa e estender este agradecimento à Hill+Knowlton Strategies.

HUAWEI P9 lite

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.