Avançar para o conteúdo principal

Review HUAWEI P9 Plus

HUAWEI P9 Plus



Depois da análise do Huawei P9, que foi feita, aqui no Aki Há Tecnologia e pode ser vista aqui, ficou a faltar o resto da família, o Huawei P9 Lite, que será publicada em breve e a análise do Huawei P9 Plus, que irei falar agora.

Quando recebi este equipamento para analisar, já tinha as expetativas altas, devido à analise que fiz ao Huawei P9, que como disse na altura fiquei com uma ótima impressão do aparelho, mas sinceramente esperava que não me iria surpreender com este aparelho, pensado que era apenas um pequeno upgrade do Huawei P9, mas na minha opinião é mais que isso, e traz algumas funcionalidades como o Press Touch, que tornam o aparelho ainda mais premium e permitindo uma experiência mais interativa e responsiva.

Antes de passar para a análise ou review, propriamente dita gostaria de referir alguns destaques como a câmara dupla da Leica, que é a mesma do Huawei P9, a interface customizada pela Huawei, a EMUI 4.1 e todas as novas funcionalidades que mais à frente irei falar.

O modelo que eu testei foi o VIE-L09, com 4 GB de memória RAM é 64 GB de armazenamento interno, na cor Quartz Grey. E para concluir esta introdução que já vai longa, não posso deixar de falar, que segundo os dados da GFK (empresa de estudos do mercado), no 1º semestre a Huawei vendeu 4,5 milhões de unidades do Huawei P9 e P9 Plus.

Especificações técnicas

 Tamanho
Altura
152.3mm
Largura
75.3mm
Profundidade
6.98mm
Peso
Cerca de 162g
 Cor
HUAWEI P9 Plus VIE-L29:
Haze Gold
HUAWEI P9 Plus VIE-L09:
Quartz Grey, Ceramic White
Ecrã
5.5" FHD, AMOLED 2.5D
1080p (1920 x 1080)
16.7M cores
Processador
HUAWEI Kirin 955 (64-bit), Octa-core (4 x 2.5 GHz A72+ 4 x 1.8 GHz A53)
Sistema operativo
Android™ 6.0
Memória
4GB RAM + 64GB ROM
Redes
HUAWEI P9 Plus VIE-L29:
4G FDD-LTE:
Band1/2/3/4/5/6/7/8/12/17/18/19/20/26/28
4G TDD-LTE: Band38/39/40/B41(100MHz)
3G UMTS: 800(B6,Japan)/800(B19,Japan) /850/900/AWS/1900/2100MHz(Band6/19/5/8/4/2/1)
3G TD-SCDMA: B34/39
2G GSM:
SIM card 1:850/900/1800/1900MHz
SIM card 2:850/900/1800/1900MHz
HUAWEI P9 Plus VIE-L09:
4G FDD-LTE:
Band1/2/3/4/5/6/7/8/12/17/18/19/20/26/28
4G TDD-LTE: Band38/39/40
3G UMTS: 800(B6,Japan)/800(B19,Japan) /850/900/AWS/1900/2100MHz(Band6/19/5/8/4/2/1)
3G TD-SCDMA: B34/39
2G GSM: 850/900/1800/1900MHz
GPS
GPS/A-GPS/Glonass/BDS
Conectividade
Wi-Fi 2.4G/5Ga/b/g/n/ac com suporte directo Wi-Fi
BT4.2, suporte BLE
USB Tipo C (USB de alta velocidade)
Sensores
Sensor de impressão digital, Sensor-G, Giroscópio, Compasso, Sensor de Luz Ambiente,
 Sensor de Proximidade, Sensor de efeito Hall
Câmara
Câmara traseira
12MP*2, F2.2
Leica
BSI CMOS
Flash LED de dupla tonalidade
Câmara Frontal
8MP, AF, F1.9
Áudio
Formato de áudio (descodificação): MP3, MIDI, AMR-NB, AAC, AAC+, eAAC+, AMR-WB,
WMA2-9, RA, PCM, OGG, e FLAC
Formato de ficheiros áudio: MP3, MP4, 3GP, WMA, OGG, AMR, AAC, FLAC, WAV, MIDI, e RA
Vídeo
Formato de Video (descodificação): 4K video, H.265, H.264, H.263, MPEG-4, MPEG-2, RV7-10,
Xvid, VP8, WMV9
Formato de ficheiros Video: 3GP, MP4, WMV, RM, RMVB, e ASF
Emotion UI
EMUI 4.1
Bateria
3400mAh
Suporte Dual SIM
VIE-L29: Sim
VIE-L09: Não
NFC
Suporte NFC
Na Caixa
Equipamento×1
Auriculares×1
Carregador×1
Cabo USB-C×1
Ferramenta para abrir x 1
Guia de Início Rápido×1
*Disclaimer: As especificações podem mudar sem aviso prévio, as imagens são apenas para
 ilustração. A cor pode variar, cores e funcionalidades podem não estar disponíveis em todos
os mercados, por favor, verifique localmente para informação exacta.

Embalagem


Quanto há embalagem não há muito a dizer, visto que é exatamente a mesma que a do Huawei P9, tendo como principal diferença somente o nome do aparelho na embalagem, “Huawei P9 Plus”.

A embalagem como referi na análise do Huawei P9, é quadrada, quando se abre tem em grande destaque o aparelho e o nome do aparelho, em baixo do aparelho estão três divisórias, que trazem o cabo USB-C, o carregador de parede de carga rápida, e os auriculares. Na outra divisória estão os manuais de acesso rápido e uma capa de plástico para o aparelho.

Design


O Huawei P9 Plus é constituído por um ecrã de 5,5 polegadas dentro de um monobloco de alumino de classe aeroespacial, com arestas e bordas arredondadas, dando um aspeto mais premium, devido às linhas exteriores mais suaves.

O aparelho que foi envido para analise, aqui no Aki Há Tecnologia era na cor Quartz Grey, que tem reflexos vermelhos, inclusive o botão “power” tem as laterais vermelhas.

Comparando o Huawei P9 Plus com o P9. O  Plus tem um ecrã de 5,5 polegadas contra o ecrã de 5,2 polegadas do Huawei P9, que obriga o P9 Plus a ter dimensões maiores 152.3x75.3x6.98(mm) contra as 145x70.9x6,95 mm do P9. Em relação ao peso o Huawei P9 Plus pesa 162 gramas, mais 18 gramas que o P9 original.

Na parte frontal do aparelho está o ecrã de 5,2 polegadas, em cima do ecrã está a câmara frontal de 8 megapixéis, o sensor de luz, o auscultador e o indicador de estado. Em baixo do ecrã está o logo da Huawei.


Na lateral superior está o microfone com redução de ruído e o sensor infravermelho.

Na lateral inferior está a entrada do auricular, o microfone, a porta USB-C e o altifalante. Este USB-C permite a carga rápida., que mais há frente irei falar na subcategoria Bateria

Numa das laterais está a “gaveta" para colocar o cartão MicroSD e o nanoSIM. Enquanto que na lateral oposta está o botão de volume e o botão de energia, que têm uma rugosidade, que ajuda na hora de aumentar ou diminuir o volume quando o smartphone está no bolsa, de certo que não irá enganar no botão.

Na traseira do Huawei P9 Plus está o sensor de impressões digitais que vamos falar mais à frente e no topo da traseira está a famosa dupla câmara feita em parceria com a Leica que tem um aspeto muito positivo, em relação ao design, esta dupla camara é nivelada, ao contrário da maioria dos outros topo de gama das outras marcas que existe até grandes saliências.


Ecrã 


Para um aparelho premium, nada mais que um ecrã premium, o P9 Plus traz um ecrã AMOLED de 5,5 polegadas com resolução Full HD, que permite uma ótima qualidade de imagem.

O ecrã frontal tem uma curvatura nas bordas 2,5D com uma qualidade superior e protegido pelo Gorilla Glass IV, a mesma proteção que protege o painel traseiro, onde está localizada a camara dupla.

Também quero destacar que para alem daqueles controlos típicos do ecrã, que todos os aparelhos trazem, como o brilho, o Huawei P9 Plus permite ainda o controlo da temperatura da cor, para qualquer cor à sua escolha e ainda a alteração da resolução do ecrã, entre 1080p e 720p.

Tecnologia “Press Touch”


Quando me perguntam o que o Huawei P9 Plus tem, que o P9 não tem, a primeira coisa que me vem há cabeça é a tecnologia “Press Touch”, capaz de reconhecer a pressão que o utilizar aplica no ecrã do aparelho e a variação da mesma, permitindo assim diversas funcionalidades.

O sensor de pressão permite três funcionalidades:



  • Aceder ao menu de atalhos – ao exercermos uma leve pressão sobre os ícones das aplicações , faz com que abra um pequeno menu de atalhos, que dá acesso direto a funcionalidades da aplicação. Por exemplo, quando fazemos uma leve pressão no ícone da câmara, abra o menu que sá acesso às seguintes funcionalidades: Camara profissional, Monocromático, Vídeo, Selfie. Sendo possível escolher um deles como predefinido, que se exercermos pressão forte no ícone abre diretamente a funcionalidade predefinida;
  • Ampliar fotografias ¬– quando abrimos uma fotografia na galeria em ecrã inteiro, se exercermos uma ligeira pressão na fotografia dá acesso a uma lupa que amplia a foto;
  • Ações de margem – graças ao sensor de pressão é possível ocultar a barra de navegação, ganhado assim mais ecrã, e ao exercer pressão na margem efetua as ações da barra de navegação ou executa aplicações, caso sejam escolhidas.


Todas estas funcionalidades do recurso do sensor de pressões, tornam a experiencia de utilização do aparelho ainda mais interativa e responsiva.

Mas como nem tudo são maravilhas, o recurso não é aplicado às aplicações do Sistema Operativo do Android, sendo exclusivas da Interface da Huawei, isto significa que as aplicações que fizer download na Play Store, não viram com este recurso do uso do Sensor de pressão.


Interface 



O aparelho vem com o Android 6.0 Marshmallow “vestindo” a interface Emotion UI 4.1 da Huawei. Sendo visíveis diversas melhorias na interface relativamente às versões anteriores desta interface.

Mas apesar de estar bastante bem desenvolvida pode ser desagradável para os mais amantes da interface pura do Android, pois são muito distintas uma da outra, sendo mesmo difícil de distinguir a versão do Android sem ver nas definições do aparelho.

Nesta interface as apps são instaladas nas páginas como no iOS. Pode-se dizer que é uma interface bastante customizada, o que deverá atrasar a chegada das atualizações de software, mas vamos ver como vai correr a chegada do Android N.

Funcionalidades e aplicações

Dentro das funcionalidades vou destacar quatro e o sensor de impressões digitais.
  • Nós dos dedos: ao usar as nós dos dedos de diferentes maneiras é possível desempenhar algumas funções como capturar um screenshot, fazer uma gravação de ecrã ou desenhar algumas letras para desempenhar outras funções;
  • Gestor telefone: como o próprio nome indica permite fazer a gestão do aparelho, dentro das diversas funções é possível fazer uma varredura do aparelho para o otimizar, entre outras funções como: gestão de tráfego, filtro de assédio, gestão de bateria, bloquear ou proteger aplicações, entre outros;
  • Saúde: dá a informação de quantos passos deu por dia, quantas calorias perdeu e que distancia percorreu;
  • Foto em 1 segundo: está funcionalidade é bastante útil para aquele momento em que subitamente acontece alguma coisa e você quer tirar uma foto, mas tem que desbloquear o telemóvel, ir à aplicação da câmara e depois capturar a foto. Com o Huawei P9 Plus isto não acontece basta agarrar no aparelho com o ecrã desligado e clicar duas vezes no botão de reduzir o volume e uma foto é automaticamente capturada em até menos de 1 segundo.

Sensor de impressões digitais


O sensor de impressões digitais do Huawei P9 Plus, merece um especial destaque nesta análise, visto ser um dos melhores, ou mesmo o melhor sensor presente nos smartphones atuais.

O aparelho vem equipado com um poderoso Sensor de Impressões Digitais nível 4, o que garante que ele seja mais preciso e rápido do que os concorrentes atuais.

Para quem pensa que este sensor serve apenas para detetar impressões digitais, está bem enganado, pois também pode ser usado como mini trackpad para aceder ao painel de notificações, bastando deslizar o dedo de cima para baixo no sensor, capturar fotografias quando se está a usar a câmara tocando no sensor e ainda navegar pela galeria de imagens, passando o dedo para a esquerda ou direita.

Quanto à localização do sensor, pode-se dizer que está no sítio certo, visto que quando seguramos o aparelho o dedo indicador automaticamente caí sobre o sensor.

Desempenho

O Huawei P9 Plus vem equipado com o mesmo processador do Huawei P9, que é o HiSilicon Kirin 955 produzido pela própria Huawei, com arquitetura de 64 bits, octa-core composto por quatro núcleo Córtex A72 a 2,3 GHz e quatro núcleos Córtex A53 a 1,8 GHz com velocidade máxima de 2,5 GHz para tarefas mais exigentes.

Além deste processador o aparelho vem equipado com GPU Mali-T880 da ARM, coprocessador i5 para gestão de sensores, 4 GB de memória RAM é memória interna de 64 GB expansível através de cartão MicroSD até 128 GB.


Câmara 


Quando se fala em Huawei P9 Plus a primeira coisa que associamos é à famosa câmara dupla, feita em parceria com a Leica. Esta dupla câmara é composta por dois sensores óticos o Sony IMX289 de 12 megapixéis e são ambas equipadas com as lentes Summarit H 1:2.2/27 ASPH.

Se se está perguntando para que servem os dois sensores fotográficos a resposta é que cada um tem uma função diferente para garantirem, assim um melhor resultado final. Um sensor de 12 MP captura as informações sobre a cor, enquanto o outro sensor de 12MP é Monocromático que serve para capturar detalhes das formas e contornos. Na captura da foto os dois sensores são utilizados e as informações obtidas pelos dois sensores são recolhidas e unificadas para entregar uma ótima fotografia.

A câmara traseira vem equipada com o dual-tone flash, para que as fotos fiquem com uma luz mais natural e traz também um sensor de foco laser, que vem equipado com a tecnologia de “Foco Híbrido”, que usa o laser para a medição de profundidade e contraste.

A câmara frontal possui uma resolução de 8 megapixéis o que é ótimo para os amantes das selfies.

Dentro da aplicação da câmara encontra-se os seguintes modos:
  • Foto
  • Monocromático
  • Embelezar
  • Vídeo
  • HDR
  • Vídeo de Beleza
  • Panorama
  • Super Noite
    • Pintura de Luz
    • Rastos de luz traseira
    • Grafitos de luz
    • Água sedosa
  • Rasto de estrelas
  • Lapso de Tempo
  • Câmara Lenta
  • Marca de Água
  • Nota de Áudio
  • Reajuste de Documentos

Além destes modos a câmara também capaz de fazer o efeito Bokeh, entre muitas outras funcionalidades como o modo profissional, em que se pode controlar tudo, desde tempo de exposição a ISO passando pelo foco, entre muitas outros recursos.

Mas algo que nenhuma outra câmara de smartphone possa combater de frente com a dupla câmara do Huawei P9 Plus é as fotos a preto e branco (monocromáticas) pois nisso nenhum outro aparelho consegue bater de frente, as fotos monocromáticas são de excelente qualidade com detalhes incríveis.

Em resumo com o Huawei P9 Plus todas as fotos ficam com excelentes detalhes e uma ótima qualidade.

Em baixo pode ver algumas imagens capturadas pelo Huawei P9 Plus durante esta análise. Pode clicar nas imagens para as ver num tamanho maior.



Conclusão


Antes de dar as considerações finais sobre o Huawei P9 Plus, quero agradecer à Huawei e à Hill + Knowlton Strategies pele envio do equipamento e por todo o apoio prestado, que são sempre excelentes com o Aki Há Tecnologia.

Para concluir, quero ressaltar os pontos fortes do aparelho, nomeadamente a dupla câmara Leica, a tecnologia "Press Touch", a bateria, que tem uma otíma duração e por fim um excelente design.

Resumindo em poucas palavras é um excelente aparelho.

HUAWEI P9 Plus

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.

|Domozo.pt| Saiba Agora Quanto Vale a Sua Casa

Se está a pensar em obter o estudo do preço do seu imóvel a Domozo.pté a solução.

A Domozo é uma agência imobiliária virtual, que foi constituída em fevereiro deste ano. O grande destaque desta imobiliária em relação  às outras é não existir local físico, sendo grande parte do contacto entre entre o vendedor e a Domozo, feita por email.
Isto permite que o vendedor poupe alguns milhares de euros em comissões na venda do seu imóvel. A Domozo oferece vários serviços como: Fotografias de alta qualidade do imóvel,
Planta profissional da casa,
Anúncio apelativo e persuasivo,
Estudo de preço,
Análise comparativa de mercado,
Tendências de preços atualizadas semanalmente,
Inserções inteligentes em redes sociais e publicidade,
Anúncios em sites nacionais e internacionais,
Gestão de marcações de visitas ao imóvel,
Recolha de opinião e feedback,
Qualificação do comprador,
Verificação da oferta,
Negociadores profissionais,
Apoio legal,
Transferência de propriedade.



E todos estes serviços pelo preço Standard de 499€…