Avançar para o conteúdo principal

Livro FCA: “Introdução às Redes de Telecomunicações”

“Introdução às Redes de Telecomunicações”


A FCA, editora do grupo LIDEL disponibilizou no final de maio, no mercado o livro “Introdução às Redes de Telecomunicações”, uma obra de grande interesse da autoria de Rui Sá.

Este manual foi elaborado com o objetivo de dar um contributo para a divulgação dos conceitos tecnológicos associados às redes de telecomunicações, trazendo as respostas às questões mais frequentes dos utilizadores comuns das Redes.

Sobre o autor:

Rui Sá − Licenciado pela FEUP e Mestre em Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Iniciou a sua vida profissional nos CTT, com funções no projeto e na instalação de infraestruturas de telecomunicações. Mantendo a sua ligação ao grupo PT, desempenhou outras funções, nomeadamente a coordenação e a gestão de formação. Atualmente exerce a sua atividade profissional como consultor.

Este livro encontra-se dividido em oito partes, que por sua vez, estão divididas ao todo em 29 capítulos. Na Primeira parte apresentam-se os conceitos principais associados às redes de telecomunicações, no que se refere à tecnologia, à organização das redes e aos serviços prestados, Em seguida, da segunda à sétima parte descrevem-se as redes com maior relevância atualmente: rede telefónica, rede de dados, refes móveis, redes de distribuição de televisão e Internet. Por último, a oitava parte é dedicada à convergência de redes: VoIP, Triple Play, Normas NGN e Internet das Coisas.

Esta obra destina-se tanto a profissionais como a todas as pessoas interessadas nesta área, tem como principal objetivo divulgar e elucidar os leitores sobe os vários conceitos tecnológicos diretamente associados às redes de telecomunicações, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas por parte de clientes e utilizadores de telecomunicações. 

Opinião


A primeira palavra que me vêm à cabeça quando oiço ou penso nos diversos livros da FCA é "qualidade", uma qualidade que está presente em qualquer livro desta editora, mas para descrever este livro em especial, embora a estrema qualidade do livro, a primeira palavra que me vêm é "acessibilidade", pois o “Introdução às Redes de Telecomunicações”, para além da qualidade que já estamos habituados traz acessibilidade a qualquer pessoa, podendo ser lido e compreendido por qualquer um, como o próprio autor do livro diz-nos no  mesmo "a definição rigorosa (..) está fora do âmbito deste livro".

Então, por exemplo no caso de sinal diz-nos que "podemos considerar o sinal como forma sob a qual a informação é apresentada à rede de telecomunicações para ser transportada e encaminhada", simples não?

Um livro que reúne em 312 páginas conhecimentos de mais de 180 anos, podemos dizer que do telegrafo ao 4G (LTE), passando pela televisão e a convergência de redes, esclarecendo as nossas dúvidas como utilizadores e clientes de telecomunicações.

O livro “Introdução às Redes de Telecomunicações” de Rui Sá pode ser adquirido pelo site da fca.













Ao longo do livro são abordadas, entre outras, as seguintes temáticas:

  • História das telecomunicações; 
  • Evolução das redes; 
  • Rede Digital e redes inteligentes; 
  • Sistemas de Transmissão: técnicas, suportes e hierarquias digitais; 
  • Redes de Dados: locais (LAN – Ethernet e Wi-fi), públicas, internet e de operador; 
  • Rede de Acesso: pares simétricos, acesso rádio, fibra ótica e instalações em edifícios e urbanizações
  • Redes Móveis: das celulares ao 4G; 
  • Distribuição de Televisão: sistemas e redes; 
  • Convergência de redes: VoIP, Triple Play, normas NGN e Internet das Coisas. 















Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite


Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas

 Tamanho Altura 146,8mm Largura 72,6mm Profundidade 7,5mm Peso Cerca de 147g

ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.