Avançar para o conteúdo principal

Livro FCA: “Introdução às Redes de Telecomunicações”

“Introdução às Redes de Telecomunicações”


A FCA, editora do grupo LIDEL disponibilizou no final de maio, no mercado o livro “Introdução às Redes de Telecomunicações”, uma obra de grande interesse da autoria de Rui Sá.

Este manual foi elaborado com o objetivo de dar um contributo para a divulgação dos conceitos tecnológicos associados às redes de telecomunicações, trazendo as respostas às questões mais frequentes dos utilizadores comuns das Redes.

Sobre o autor:

Rui Sá − Licenciado pela FEUP e Mestre em Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Iniciou a sua vida profissional nos CTT, com funções no projeto e na instalação de infraestruturas de telecomunicações. Mantendo a sua ligação ao grupo PT, desempenhou outras funções, nomeadamente a coordenação e a gestão de formação. Atualmente exerce a sua atividade profissional como consultor.

Este livro encontra-se dividido em oito partes, que por sua vez, estão divididas ao todo em 29 capítulos. Na Primeira parte apresentam-se os conceitos principais associados às redes de telecomunicações, no que se refere à tecnologia, à organização das redes e aos serviços prestados, Em seguida, da segunda à sétima parte descrevem-se as redes com maior relevância atualmente: rede telefónica, rede de dados, refes móveis, redes de distribuição de televisão e Internet. Por último, a oitava parte é dedicada à convergência de redes: VoIP, Triple Play, Normas NGN e Internet das Coisas.

Esta obra destina-se tanto a profissionais como a todas as pessoas interessadas nesta área, tem como principal objetivo divulgar e elucidar os leitores sobe os vários conceitos tecnológicos diretamente associados às redes de telecomunicações, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas por parte de clientes e utilizadores de telecomunicações. 

Opinião


A primeira palavra que me vêm à cabeça quando oiço ou penso nos diversos livros da FCA é "qualidade", uma qualidade que está presente em qualquer livro desta editora, mas para descrever este livro em especial, embora a estrema qualidade do livro, a primeira palavra que me vêm é "acessibilidade", pois o “Introdução às Redes de Telecomunicações”, para além da qualidade que já estamos habituados traz acessibilidade a qualquer pessoa, podendo ser lido e compreendido por qualquer um, como o próprio autor do livro diz-nos no  mesmo "a definição rigorosa (..) está fora do âmbito deste livro".

Então, por exemplo no caso de sinal diz-nos que "podemos considerar o sinal como forma sob a qual a informação é apresentada à rede de telecomunicações para ser transportada e encaminhada", simples não?

Um livro que reúne em 312 páginas conhecimentos de mais de 180 anos, podemos dizer que do telegrafo ao 4G (LTE), passando pela televisão e a convergência de redes, esclarecendo as nossas dúvidas como utilizadores e clientes de telecomunicações.

O livro “Introdução às Redes de Telecomunicações” de Rui Sá pode ser adquirido pelo site da fca.













Ao longo do livro são abordadas, entre outras, as seguintes temáticas:

  • História das telecomunicações; 
  • Evolução das redes; 
  • Rede Digital e redes inteligentes; 
  • Sistemas de Transmissão: técnicas, suportes e hierarquias digitais; 
  • Redes de Dados: locais (LAN – Ethernet e Wi-fi), públicas, internet e de operador; 
  • Rede de Acesso: pares simétricos, acesso rádio, fibra ótica e instalações em edifícios e urbanizações
  • Redes Móveis: das celulares ao 4G; 
  • Distribuição de Televisão: sistemas e redes; 
  • Convergência de redes: VoIP, Triple Play, normas NGN e Internet das Coisas. 















Comentários

Mais Lidas

Phone House Eleita Escolha do Consumidor 2018

A Phone House foi considerada por 83,62% dos consumidores como a loja da sua preferência 

Phone House eleita Escolha do Consumidor 2018, na categoria de lojas “Lojas Mutimarca de Telemóveis e Acessórios”, pelo terceiro ano consecutivo. Os prémios “Escolha do Consumidor” são realizados pela Consumer Choice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor e abrangem múltiplos sectores de actividade. Estes têm o objectivo de avaliar a satisfação e preferência dos consumidores portugueses relativamente às diferentes marcas, produtos ou serviços.
A Phone House está em Portugal desde 1999, tendo neste momento cerca de 100 lojas, sendo que 30 operam em modo de Franchising, para além destas lojas são responsáveis pelas lojas Samsung e Huawei.



|Domozo.pt| Saiba Agora Quanto Vale a Sua Casa

Se está a pensar em obter o estudo do preço do seu imóvel a Domozo.pté a solução.

A Domozo é uma agência imobiliária virtual, que foi constituída em fevereiro deste ano. O grande destaque desta imobiliária em relação  às outras é não existir local físico, sendo grande parte do contacto entre entre o vendedor e a Domozo, feita por email.
Isto permite que o vendedor poupe alguns milhares de euros em comissões na venda do seu imóvel. A Domozo oferece vários serviços como: Fotografias de alta qualidade do imóvel,
Planta profissional da casa,
Anúncio apelativo e persuasivo,
Estudo de preço,
Análise comparativa de mercado,
Tendências de preços atualizadas semanalmente,
Inserções inteligentes em redes sociais e publicidade,
Anúncios em sites nacionais e internacionais,
Gestão de marcações de visitas ao imóvel,
Recolha de opinião e feedback,
Qualificação do comprador,
Verificação da oferta,
Negociadores profissionais,
Apoio legal,
Transferência de propriedade.



E todos estes serviços pelo preço Standard de 499€…

iPhone 7 RED Edição Limitada na Vodafone

A Vodafone vai iniciar, na próxima semana, a venda dos mais recentes equipamentos da Apple. Entre eles está o novo iPhone 7 RED Edição Limitada.

O iPhone 7 RED Edition, trata-se de uma edição limitada, de iPhones 7, feitos com uma parceria entre a Apple e a Fundação (RED), assim sendo, parte das receitas reverte para um fundo de apoio na luta contra a sida.

Como o próprio nome indica, o equipamento vem com um acabamento vibrante em alumínio vermelho, estará disponível na Vodafone, no modelo de 128GB, pelo valor de €889,90.