Avançar para o conteúdo principal

Samsung Galaxy Note Edge [Análise/Review]


A Samsung enviou o Samsung Galaxy Note Edge para ser analisado aqui, no Aki Há Tecnologia. Depois de alguns dias a analisar este aparelho, pode ver agora a análise completa.

Como o próprio nome indica a inovação deste aparelho é a borda (“Edge” em tradução direta), que posteriormente foi também aplicada numa versão do Galaxy S6, o Galaxy S6 Edge.

A primeira impressão que se têm do aparelho ao usá-lo é realmente positiva, desde o design inovador do aparelho devido ao ecrã lateral curvo até à experiencia de utilização, a qualidade da S-Pen, que é o diferencial da gama Note, em comparação com os demais aparelhos, entre muitos outros recursos e funcionalidades que serão falados mais abaixo.

Especificações técnicas 

 Sistema Operativo:
Android Lollipop
 Ecrã:
Super AMOLED de 5,6 polegadas Resolução: 2560x[1440+160] pixels (Quad HD+)
 Processador:
Quad-core Krait 450 de 2,7 GHz Chip: Qualcomm Snapdragon 805 GPU: Adreno 420
 Memória RAM:
3 GB
 Memória Interna:
32 GB (expansível através de cartão micro SD até 128 GB)
 Câmara:
Traseira: 16 megapixels com auto focus, flash e resolução de gravação de vídeo UHD 45 (3840x2160) 30fps Frontal: 3,7 megapixels
Sensores:de:
Acelerómetro, Barômetro, Leitor de Impressões Digitais, Sensor Gyro, Sensor Geo Magnético, Sensor de Movimentos, Sensor de Posicionamento, Sensor de Batimentos Cardíacos, Sensor de Proximidade, Sensor RGB, Sensor UV
Conetividade:
Bluetooth 4.1, USB 2.0, NFC, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, 2G GSM, 3G WCDMA, 4G LTE FDD, GPS, Glonass, Beidou, Wi-Fi Direct
 Bateria:
3000 mAh
 Tamanho:
15,11 cm (altura) x 8.24 cm  (largura) Espessura: 0,83 Peso: 174 gramas

Embalagem

A embalagem do aparelho não trás nenhuma inovação das anteriores emabalgens dos equipamentos da Samsung, a caixa é retangular e feita 100% por material reciclável, que demonstra a preocupação ecológica que a Samsung tem. A embalagem é constituída por duas partes: a tampa e a parte inferior. Na tampa está escrito o nome do aparelho “Samsung GALAXY Note Edge”, da parte de trás da caixa existe algumas menções das principais caraterísticas do aparelho, como o inovador ecrã Edge, a S Pen, a câmara e o ecrã Quad HD+ Super AMOLED.

Ao retirarmos a tampa da embalagem damos de caras com o aparelho, em baixo do aparelho esta uma divisória onde se encontram os manuais de consulta rápida, o carregador, o cabo USB/microUSB, os auriculares, junto com os adaptadores de silicone para os auriculares e ainda, uma pinça para retirar a ponta da S Pen e ponta suplentes.

Design



O design de qualquer aparelho é sempre um aspeto importante e que requer muito cuidado por parte das empresas. Como é logico um aparelho premium como o Galaxy Note Edge, não é exceção.

Mas quando um aparelho pertence a uma “família” de aparelhos, a história é um pouco diferente, podendo ser mais difícil de criar um novo design, visto que o equipamento tem que manter a identidade do design da “família”, que é o que ocorre neste caso, o Galaxy Note Edge tem que manter o design dos Galaxy Note, no entanto cada aparelho deve ter a sua própria identidade que o distingue dos outros.

O Galaxy Note Edge é uma “variação” do Galaxy Note 4, logo o design de ambos, é praticamente o mesmo, sendo diferente devido ao ecrã lateral curvo.


O conceito da versão anterior do Galaxy Note, o Galaxy Note 3 era ser “clássico”, enquanto que o conceito utilizado agora foi enfatizar o sentimento geral do aparelho e não os fatores decorativos. Por isso, teve como base, desta vez, ser simples, moderno, emocional e inovador o que os designers da Samsung chamaram de “Moderno Elegante”.

Então foram reduzidos os efeitos decorativos do design, introduziu-se o metal com corte de diamante, mas embora o aparelho tenha uma armação de metal, como várias pessoas queriam, ele não é todo constituído por metal, a tampa traseira é constituída por plástico a imitar couro, que o deixa mais confortável, esta tampa é removível, podendo ter acesso à bateria para a trocar.

O Galaxy Note Edge tem acabamentos de grande qualidade, e devido a não ser todo constituído por metal não transmite a sensação de duro e frio, o que o deixa muito mais confortável e com uma melhor pegada.


O Galaxy Note Edge na parte frontal tem o ecrã tátil, em cima do ecrã está um indicador LED de notificações, o altifalante, o sensor de Proximidade/Luz/Gesto e a câmara frontal; em baixo do ecrã encontrar-se a tecla de aplicações recentes, o botão físico início (com o sensor de reconhecimento de impressão digital), e por fim a tecla voltar.


Na lateral esquerda está a tecla de volume e na lateral direita está o ecrã lateral curvo, que mais à frente iremos falar.




Na parte inferior do aparelho estão dois microfones, a entrada multifunções que serve essencialmente para ligar o smartphone ao carregador e a S Pen.



Na parte superior do aparelho está a entrada para o auricular, os infravermelhos, o microfone, a tecla ligar/desligar e ainda a antena GPS.

Da parte de traz do aparelho está a câmara fotográfica, o flash, o sensor de batimentos cardíacos, a antena NFC, o altifalante a tampa é removível dando acesso à bateria, ao cartão microSIM e ao cartão de memória microSD.

Ecrã


A Sasmung tem sempre um cuidado especial com os ecrãs dos seus equipamentos, e neste aparelho topo de gama, que tem como principal diferenciador o seu ecrã, não podia ser diferente.

Para o Galaxy Note Edge foi escolhido um ecrã Quad HD +Super AMOLED de 5,6 polegadas com resolução de 2560x1600 pixeis que faz com que o aparelho tenha uma incrível densidade de pixéis, nada menos que 524 ppi, com formato 16:10 e proteção Gorilla Glass 3.

Este ecrã faz com que o utilizar tenha uma experiencia fantástica ao usá-lo desde na leiteira aos jogos com gráficos pesados ou visualização de filmes de alta qualidade.

Mas o que chama mais a atenção neste ecrã é sem dúvida a sua borda, chamada de ecrã lateral curvo, que serve para acesso rápido a aplicações, receber algumas notificações sem interromper as aplicações que estão abertas, entre muitas outras, que serão faladas mais abaixo a categoria Interface.



Interface


A interface TouchWiz é a mesma da do Galaxy Note 4, mas tem o ecrã lateral curvo com algumas funcionalidades adicionais.

A boa notícia desta versão Touchwiz é que desta vez ela está mais leve, do que antes, embora continue a consumir uma quantidade elevada de RAM, mas os 3GB de RAM são mais que suficientes para suportar todo o consumo do utilizador, usando multitarefas, jogos com gráficos pesados, e várias aplicações abertas em simultâneo.

A S Pen teve uma melhoria nas ferramentas especificas e o nível de sensibilidade da caneta.


Aplicações e funcionalidades


O aparelho conta com diverasas aplicações, em baixo pode ver as principais novidades:

  • Ecrã lateral: Aceda às suas aplicações e funcionalidades favoritas com rapidez e facilidade, sem interromper o que está a fazer.  
  • Ligação Rápida: Procurar dispositivos próximos automaticamente para fazer a ligação a estes de forma rápida e fácil.  
  • Leitor Impressão Digital: Utilize o reconhecimento de impressões digitais como método de segurança alternativo.  
  • S Finder: Procure uma grande variedade de conteúdos no seu dispositivo.  
  • S Note: Registe as suas notas, memórias e ideias.  
  • Multi Janela: Utilize a Multi-janela para executar várias tarefas no mesmo ecrã.
  • Comando aéreo: Quando se prime o botão da caneta com a caneta a pairar sobre o ecrã, são mostradas as funções de comando aéreo.

O aparelho também conta com o sensor de batimentos cardíacos e a aplicação S Health, que apareceu no Galaxy S5.

Ecrã lateral Curvo


A Interface do ecrã lateral curvo, funciona com um interface próprio, chamado de Revolving UX, que foi inspirado nas portas giratórias, da mesma forma que as pessoas entram e saem pela porta, os painéis são mostrados, quando o utilizador percorre o ecrã lateral curvo.

Nestes painéis pode aceder uma aplicação mais rapidamente, receber notificações, controlar funcionalidades, como a reprodução de vídeo e definições da câmara fotográfica.

O ecrã lateral ainda conta com uma barra de ferramentas, que tem uma régua, cronômetro, temporizador, lanterna e gravador de áudio.

Também é possível utilizar este ecrã sem ligar o ecrã principal, bastando deslisar o dedo para a esquerda e depois para a direita rapidamente. O ecrã ainda permite o uso dele para relógio noturno.

Este sistema é bastante intuitivo e eficiente.


Desempenho

O Galaxy Note Edge tem um excelente desempenho, sendo um dos aparelhos da Samsung mais potente, o phablet durante todos os testes nunca apresentou nenhum engasgamento nem travamento, mesmo um jogos que necessitam de um maior processamento gráfico.

A transição entre aplicações e multitarefa também funcionam de uma forma muito boa.

Este desempenho deve-se ao processador Snapdragon 805 e os 3GB de RAM, que faz com que o aparelho sirvam para suportar as necessidades de todos os utilizadores.

Qualcomm Snapdragon 805
Este processador tem uma velocidade clock de 2,7GHz e CPU Adreno420, que promete um desempenho até 40% maior que a antecessora.

Além das melhorias no processamento gráfico, o Snapdragon 805 promete aumento de desempenho na CPU. Tendo agora núcleos mais poderosos (Krait 450) e a largura de banda para comunicação com a memória é de até 25,6 GB/s, o dobro do que suportava o Snapdragon 800.



Testes de Benchmark 



AnTuTu Benchmark 5 
Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.




Vellamo 
O Vellamo aplica três testes ao aparelho: HTML5, Multicore e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho no acesso directo à internet via browser. O Multicore a sinergia dos múltiplos núcleos do processador. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.




Câmara 


A câmara fotográfica do Galaxy Note Edge é espantosa, sendo bastante fácil de usar, rápida e tirando fotos com uma qualidade surpreendente.

A câmara traseira é de 16 megapixéis e a frontal é de 3,7 megapixéis e objetiva de f/1.9, o que permite melhores selfies com uma luminosidade maior.

Veja em baixo algumas imagens tiradas com o Samsung Galaxy Note Edge em diferentes situações:








Conclusão


O Galaxy Note Edge é um excelente equipamento, desde a qualidade do equipamento, o ecrã, o desempenho, a câmara, é realmente fantástico, prometendo não deixar nenhum comprador desiludido com a sua aquisição.

A bateria dura um dia completo com uso normal, mas se for um uso intenso de jogos, filmes, internet é melhor andar com o carregador por perto ou então uma segunda bateria também não é má opção, visto que o equipamento permite a troca da bateria.

Agrademos à Samsung e à Hill +Knowlton Strategies por nos emprestar uma unidade para realizar os testes.

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.

|Domozo.pt| Saiba Agora Quanto Vale a Sua Casa

Se está a pensar em obter o estudo do preço do seu imóvel a Domozo.pté a solução.

A Domozo é uma agência imobiliária virtual, que foi constituída em fevereiro deste ano. O grande destaque desta imobiliária em relação  às outras é não existir local físico, sendo grande parte do contacto entre entre o vendedor e a Domozo, feita por email.
Isto permite que o vendedor poupe alguns milhares de euros em comissões na venda do seu imóvel. A Domozo oferece vários serviços como: Fotografias de alta qualidade do imóvel,
Planta profissional da casa,
Anúncio apelativo e persuasivo,
Estudo de preço,
Análise comparativa de mercado,
Tendências de preços atualizadas semanalmente,
Inserções inteligentes em redes sociais e publicidade,
Anúncios em sites nacionais e internacionais,
Gestão de marcações de visitas ao imóvel,
Recolha de opinião e feedback,
Qualificação do comprador,
Verificação da oferta,
Negociadores profissionais,
Apoio legal,
Transferência de propriedade.



E todos estes serviços pelo preço Standard de 499€…