Avançar para o conteúdo principal

Samsung Galaxy Note Edge [Análise/Review]


A Samsung enviou o Samsung Galaxy Note Edge para ser analisado aqui, no Aki Há Tecnologia. Depois de alguns dias a analisar este aparelho, pode ver agora a análise completa.

Como o próprio nome indica a inovação deste aparelho é a borda (“Edge” em tradução direta), que posteriormente foi também aplicada numa versão do Galaxy S6, o Galaxy S6 Edge.

A primeira impressão que se têm do aparelho ao usá-lo é realmente positiva, desde o design inovador do aparelho devido ao ecrã lateral curvo até à experiencia de utilização, a qualidade da S-Pen, que é o diferencial da gama Note, em comparação com os demais aparelhos, entre muitos outros recursos e funcionalidades que serão falados mais abaixo.

Especificações técnicas 

 Sistema Operativo:
Android Lollipop
 Ecrã:
Super AMOLED de 5,6 polegadas Resolução: 2560x[1440+160] pixels (Quad HD+)
 Processador:
Quad-core Krait 450 de 2,7 GHz Chip: Qualcomm Snapdragon 805 GPU: Adreno 420
 Memória RAM:
3 GB
 Memória Interna:
32 GB (expansível através de cartão micro SD até 128 GB)
 Câmara:
Traseira: 16 megapixels com auto focus, flash e resolução de gravação de vídeo UHD 45 (3840x2160) 30fps Frontal: 3,7 megapixels
Sensores:de:
Acelerómetro, Barômetro, Leitor de Impressões Digitais, Sensor Gyro, Sensor Geo Magnético, Sensor de Movimentos, Sensor de Posicionamento, Sensor de Batimentos Cardíacos, Sensor de Proximidade, Sensor RGB, Sensor UV
Conetividade:
Bluetooth 4.1, USB 2.0, NFC, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, 2G GSM, 3G WCDMA, 4G LTE FDD, GPS, Glonass, Beidou, Wi-Fi Direct
 Bateria:
3000 mAh
 Tamanho:
15,11 cm (altura) x 8.24 cm  (largura) Espessura: 0,83 Peso: 174 gramas

Embalagem

A embalagem do aparelho não trás nenhuma inovação das anteriores emabalgens dos equipamentos da Samsung, a caixa é retangular e feita 100% por material reciclável, que demonstra a preocupação ecológica que a Samsung tem. A embalagem é constituída por duas partes: a tampa e a parte inferior. Na tampa está escrito o nome do aparelho “Samsung GALAXY Note Edge”, da parte de trás da caixa existe algumas menções das principais caraterísticas do aparelho, como o inovador ecrã Edge, a S Pen, a câmara e o ecrã Quad HD+ Super AMOLED.

Ao retirarmos a tampa da embalagem damos de caras com o aparelho, em baixo do aparelho esta uma divisória onde se encontram os manuais de consulta rápida, o carregador, o cabo USB/microUSB, os auriculares, junto com os adaptadores de silicone para os auriculares e ainda, uma pinça para retirar a ponta da S Pen e ponta suplentes.

Design



O design de qualquer aparelho é sempre um aspeto importante e que requer muito cuidado por parte das empresas. Como é logico um aparelho premium como o Galaxy Note Edge, não é exceção.

Mas quando um aparelho pertence a uma “família” de aparelhos, a história é um pouco diferente, podendo ser mais difícil de criar um novo design, visto que o equipamento tem que manter a identidade do design da “família”, que é o que ocorre neste caso, o Galaxy Note Edge tem que manter o design dos Galaxy Note, no entanto cada aparelho deve ter a sua própria identidade que o distingue dos outros.

O Galaxy Note Edge é uma “variação” do Galaxy Note 4, logo o design de ambos, é praticamente o mesmo, sendo diferente devido ao ecrã lateral curvo.


O conceito da versão anterior do Galaxy Note, o Galaxy Note 3 era ser “clássico”, enquanto que o conceito utilizado agora foi enfatizar o sentimento geral do aparelho e não os fatores decorativos. Por isso, teve como base, desta vez, ser simples, moderno, emocional e inovador o que os designers da Samsung chamaram de “Moderno Elegante”.

Então foram reduzidos os efeitos decorativos do design, introduziu-se o metal com corte de diamante, mas embora o aparelho tenha uma armação de metal, como várias pessoas queriam, ele não é todo constituído por metal, a tampa traseira é constituída por plástico a imitar couro, que o deixa mais confortável, esta tampa é removível, podendo ter acesso à bateria para a trocar.

O Galaxy Note Edge tem acabamentos de grande qualidade, e devido a não ser todo constituído por metal não transmite a sensação de duro e frio, o que o deixa muito mais confortável e com uma melhor pegada.


O Galaxy Note Edge na parte frontal tem o ecrã tátil, em cima do ecrã está um indicador LED de notificações, o altifalante, o sensor de Proximidade/Luz/Gesto e a câmara frontal; em baixo do ecrã encontrar-se a tecla de aplicações recentes, o botão físico início (com o sensor de reconhecimento de impressão digital), e por fim a tecla voltar.


Na lateral esquerda está a tecla de volume e na lateral direita está o ecrã lateral curvo, que mais à frente iremos falar.




Na parte inferior do aparelho estão dois microfones, a entrada multifunções que serve essencialmente para ligar o smartphone ao carregador e a S Pen.



Na parte superior do aparelho está a entrada para o auricular, os infravermelhos, o microfone, a tecla ligar/desligar e ainda a antena GPS.

Da parte de traz do aparelho está a câmara fotográfica, o flash, o sensor de batimentos cardíacos, a antena NFC, o altifalante a tampa é removível dando acesso à bateria, ao cartão microSIM e ao cartão de memória microSD.

Ecrã


A Sasmung tem sempre um cuidado especial com os ecrãs dos seus equipamentos, e neste aparelho topo de gama, que tem como principal diferenciador o seu ecrã, não podia ser diferente.

Para o Galaxy Note Edge foi escolhido um ecrã Quad HD +Super AMOLED de 5,6 polegadas com resolução de 2560x1600 pixeis que faz com que o aparelho tenha uma incrível densidade de pixéis, nada menos que 524 ppi, com formato 16:10 e proteção Gorilla Glass 3.

Este ecrã faz com que o utilizar tenha uma experiencia fantástica ao usá-lo desde na leiteira aos jogos com gráficos pesados ou visualização de filmes de alta qualidade.

Mas o que chama mais a atenção neste ecrã é sem dúvida a sua borda, chamada de ecrã lateral curvo, que serve para acesso rápido a aplicações, receber algumas notificações sem interromper as aplicações que estão abertas, entre muitas outras, que serão faladas mais abaixo a categoria Interface.



Interface


A interface TouchWiz é a mesma da do Galaxy Note 4, mas tem o ecrã lateral curvo com algumas funcionalidades adicionais.

A boa notícia desta versão Touchwiz é que desta vez ela está mais leve, do que antes, embora continue a consumir uma quantidade elevada de RAM, mas os 3GB de RAM são mais que suficientes para suportar todo o consumo do utilizador, usando multitarefas, jogos com gráficos pesados, e várias aplicações abertas em simultâneo.

A S Pen teve uma melhoria nas ferramentas especificas e o nível de sensibilidade da caneta.


Aplicações e funcionalidades


O aparelho conta com diverasas aplicações, em baixo pode ver as principais novidades:

  • Ecrã lateral: Aceda às suas aplicações e funcionalidades favoritas com rapidez e facilidade, sem interromper o que está a fazer.  
  • Ligação Rápida: Procurar dispositivos próximos automaticamente para fazer a ligação a estes de forma rápida e fácil.  
  • Leitor Impressão Digital: Utilize o reconhecimento de impressões digitais como método de segurança alternativo.  
  • S Finder: Procure uma grande variedade de conteúdos no seu dispositivo.  
  • S Note: Registe as suas notas, memórias e ideias.  
  • Multi Janela: Utilize a Multi-janela para executar várias tarefas no mesmo ecrã.
  • Comando aéreo: Quando se prime o botão da caneta com a caneta a pairar sobre o ecrã, são mostradas as funções de comando aéreo.

O aparelho também conta com o sensor de batimentos cardíacos e a aplicação S Health, que apareceu no Galaxy S5.

Ecrã lateral Curvo


A Interface do ecrã lateral curvo, funciona com um interface próprio, chamado de Revolving UX, que foi inspirado nas portas giratórias, da mesma forma que as pessoas entram e saem pela porta, os painéis são mostrados, quando o utilizador percorre o ecrã lateral curvo.

Nestes painéis pode aceder uma aplicação mais rapidamente, receber notificações, controlar funcionalidades, como a reprodução de vídeo e definições da câmara fotográfica.

O ecrã lateral ainda conta com uma barra de ferramentas, que tem uma régua, cronômetro, temporizador, lanterna e gravador de áudio.

Também é possível utilizar este ecrã sem ligar o ecrã principal, bastando deslisar o dedo para a esquerda e depois para a direita rapidamente. O ecrã ainda permite o uso dele para relógio noturno.

Este sistema é bastante intuitivo e eficiente.


Desempenho

O Galaxy Note Edge tem um excelente desempenho, sendo um dos aparelhos da Samsung mais potente, o phablet durante todos os testes nunca apresentou nenhum engasgamento nem travamento, mesmo um jogos que necessitam de um maior processamento gráfico.

A transição entre aplicações e multitarefa também funcionam de uma forma muito boa.

Este desempenho deve-se ao processador Snapdragon 805 e os 3GB de RAM, que faz com que o aparelho sirvam para suportar as necessidades de todos os utilizadores.

Qualcomm Snapdragon 805
Este processador tem uma velocidade clock de 2,7GHz e CPU Adreno420, que promete um desempenho até 40% maior que a antecessora.

Além das melhorias no processamento gráfico, o Snapdragon 805 promete aumento de desempenho na CPU. Tendo agora núcleos mais poderosos (Krait 450) e a largura de banda para comunicação com a memória é de até 25,6 GB/s, o dobro do que suportava o Snapdragon 800.



Testes de Benchmark 



AnTuTu Benchmark 5 
Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.




Vellamo 
O Vellamo aplica três testes ao aparelho: HTML5, Multicore e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho no acesso directo à internet via browser. O Multicore a sinergia dos múltiplos núcleos do processador. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.




Câmara 


A câmara fotográfica do Galaxy Note Edge é espantosa, sendo bastante fácil de usar, rápida e tirando fotos com uma qualidade surpreendente.

A câmara traseira é de 16 megapixéis e a frontal é de 3,7 megapixéis e objetiva de f/1.9, o que permite melhores selfies com uma luminosidade maior.

Veja em baixo algumas imagens tiradas com o Samsung Galaxy Note Edge em diferentes situações:








Conclusão


O Galaxy Note Edge é um excelente equipamento, desde a qualidade do equipamento, o ecrã, o desempenho, a câmara, é realmente fantástico, prometendo não deixar nenhum comprador desiludido com a sua aquisição.

A bateria dura um dia completo com uso normal, mas se for um uso intenso de jogos, filmes, internet é melhor andar com o carregador por perto ou então uma segunda bateria também não é má opção, visto que o equipamento permite a troca da bateria.

Agrademos à Samsung e à Hill +Knowlton Strategies por nos emprestar uma unidade para realizar os testes.

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite


Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas

 Tamanho Altura 146,8mm Largura 72,6mm Profundidade 7,5mm Peso Cerca de 147g

ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.