Avançar para o conteúdo principal

Impressão 3D e robótica da BQ na CES 2015





A BQ, empresa espanhola dedicada à eletrónica de consumo, marcou presença na CES com a sua divisão de impressão 3D, o seu ecossistema de robótica e a sua última novidade, o kit de scanner 3D Ciclop.

Todos os seus produtos e soluções estiverão presentes no encontro de Las Vegas, uma das principais feiras internacionais de eletrónica de consumo, que teve lugar de 6 a 9 de janeiro de 2015.

Ciclop, o primeiro scanner 3D da BQ

A BQ apresentou o Ciclop, primeiro scanner 3D com software e hardware 100% livres. Foi concebido e desenvolvido a pensar na comunidade, que pode utilizá-lo, inovar com ele, fazer as suas próprias alterações e partilhá-las. 

O Ciclop é um scanner laser rotativo de triangulação 3D (utiliza luz laser para capturar a geometria e textura do objecto que roda sobre uma plataforma giratória). Para realizar a digitalização, o Ciclop utiliza o Horus, uma aplicação multiplataforma e livre integralmente desenvolvida pela BQ. Com este scanner, a BQ amplia o seu ecossistema DIY até hoje composto pela Prusa i3 Hephestos.

Prusa i3 Hephestos e Witbox, as impressoras 3D da BQ

Da mesma forma, o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos é um produto aberto que a comunidade pode modificar e fazer evoluir. Com ele, o utilizador pode construir a sua própria impressora 3D partindo do zero.

A Witbox foi recentemente escolhida como a quarta melhor impressora do mundo, segundo o Top 15 Quality Ratings da 3D Hubs. Concebida e fabricada em Espanha, a Witbox dispõe de um inovador sistema de impressão inspirado na curva de Fibonacci, com um tubo em PTFE para a passagem do filamento. Este permite um roçamento mais reduzido do filamento assegurando que o sistema de alimentação fique no interior da impressora, sem sobressair.

Tanto a Witbox como a Prusa i3 Hephestos dispõem de licença Creative commons BY-SA, visto que a BQ aposta em partilhar todas os upgrades com a comunidade.

O Mi primer kit de Robótica, ZUM, DIWO e bitbloq: o ecossistema de robótica da BQ

A BQ também expôs, durante estes dias em Las Vegas, a sua proposta de robótica, um ecossistema que inclui hardware, software e material didático.

Entre os seus produtos destaca-se, o Mi primer Kit de Robótica, que inclui todos os componentes necessários para montar qualquer robot ou jogo eletrónico partindo do zero. Também a nível de hardware, a placa ZUM BT-328, compatível com ArduinoTM, permite criar circuitos eletrónicos capazes de receber informação exterior e realizar as atividades que o utilizador pretender. A ZUM BT-328 inclui melhorias e novas funcionalidades que facilitam a construção de projetos de eletrónica.

A filosofia da BQ baseia-se na formação das novas gerações para que possam não só utilizar a tecnologia como utilizadores, mas também que entendam como funciona e possam vir a ser futuros criadores. É nessa linha que se encontra o software de programação por blocos para crianças bitbloq, que permite aos mais pequenos programar eletrónica de forma fácil, visual e intuitiva, através de blocos, como se se tratasse de um puzzle.

Outra das ferramentas proposta pela BQ é o Diwo, um portal criado para a comunidade interagir e aprender através das atividades e tutoriais oferecidos pela BQ.

Rodrigo del Prado Diretor-geral adjunto da BQ comenta: “A CES serve de local para a apresentação a nível mundial da nossa divisão de impressão 3D, especialmente do nosso último produto, o kit de scanner 3D Ciclop. Mas o que nos entusiasma de forma especial é apresentar globalmente o nosso projeto de robótica educativa, porque acreditamos que vai contribuir para que as crianças desmitifiquem a tecnologia e aprendam a utilizá-la, mas também a criá-la eles próprios.”


Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite


Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas

 Tamanho Altura 146,8mm Largura 72,6mm Profundidade 7,5mm Peso Cerca de 147g

ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.