Avançar para o conteúdo principal

Impressão 3D e robótica da BQ na CES 2015





A BQ, empresa espanhola dedicada à eletrónica de consumo, marcou presença na CES com a sua divisão de impressão 3D, o seu ecossistema de robótica e a sua última novidade, o kit de scanner 3D Ciclop.

Todos os seus produtos e soluções estiverão presentes no encontro de Las Vegas, uma das principais feiras internacionais de eletrónica de consumo, que teve lugar de 6 a 9 de janeiro de 2015.

Ciclop, o primeiro scanner 3D da BQ

A BQ apresentou o Ciclop, primeiro scanner 3D com software e hardware 100% livres. Foi concebido e desenvolvido a pensar na comunidade, que pode utilizá-lo, inovar com ele, fazer as suas próprias alterações e partilhá-las. 

O Ciclop é um scanner laser rotativo de triangulação 3D (utiliza luz laser para capturar a geometria e textura do objecto que roda sobre uma plataforma giratória). Para realizar a digitalização, o Ciclop utiliza o Horus, uma aplicação multiplataforma e livre integralmente desenvolvida pela BQ. Com este scanner, a BQ amplia o seu ecossistema DIY até hoje composto pela Prusa i3 Hephestos.

Prusa i3 Hephestos e Witbox, as impressoras 3D da BQ

Da mesma forma, o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos é um produto aberto que a comunidade pode modificar e fazer evoluir. Com ele, o utilizador pode construir a sua própria impressora 3D partindo do zero.

A Witbox foi recentemente escolhida como a quarta melhor impressora do mundo, segundo o Top 15 Quality Ratings da 3D Hubs. Concebida e fabricada em Espanha, a Witbox dispõe de um inovador sistema de impressão inspirado na curva de Fibonacci, com um tubo em PTFE para a passagem do filamento. Este permite um roçamento mais reduzido do filamento assegurando que o sistema de alimentação fique no interior da impressora, sem sobressair.

Tanto a Witbox como a Prusa i3 Hephestos dispõem de licença Creative commons BY-SA, visto que a BQ aposta em partilhar todas os upgrades com a comunidade.

O Mi primer kit de Robótica, ZUM, DIWO e bitbloq: o ecossistema de robótica da BQ

A BQ também expôs, durante estes dias em Las Vegas, a sua proposta de robótica, um ecossistema que inclui hardware, software e material didático.

Entre os seus produtos destaca-se, o Mi primer Kit de Robótica, que inclui todos os componentes necessários para montar qualquer robot ou jogo eletrónico partindo do zero. Também a nível de hardware, a placa ZUM BT-328, compatível com ArduinoTM, permite criar circuitos eletrónicos capazes de receber informação exterior e realizar as atividades que o utilizador pretender. A ZUM BT-328 inclui melhorias e novas funcionalidades que facilitam a construção de projetos de eletrónica.

A filosofia da BQ baseia-se na formação das novas gerações para que possam não só utilizar a tecnologia como utilizadores, mas também que entendam como funciona e possam vir a ser futuros criadores. É nessa linha que se encontra o software de programação por blocos para crianças bitbloq, que permite aos mais pequenos programar eletrónica de forma fácil, visual e intuitiva, através de blocos, como se se tratasse de um puzzle.

Outra das ferramentas proposta pela BQ é o Diwo, um portal criado para a comunidade interagir e aprender através das atividades e tutoriais oferecidos pela BQ.

Rodrigo del Prado Diretor-geral adjunto da BQ comenta: “A CES serve de local para a apresentação a nível mundial da nossa divisão de impressão 3D, especialmente do nosso último produto, o kit de scanner 3D Ciclop. Mas o que nos entusiasma de forma especial é apresentar globalmente o nosso projeto de robótica educativa, porque acreditamos que vai contribuir para que as crianças desmitifiquem a tecnologia e aprendam a utilizá-la, mas também a criá-la eles próprios.”


Comentários

Mais Lidas

Phone House Eleita Escolha do Consumidor 2018

A Phone House foi considerada por 83,62% dos consumidores como a loja da sua preferência 

Phone House eleita Escolha do Consumidor 2018, na categoria de lojas “Lojas Mutimarca de Telemóveis e Acessórios”, pelo terceiro ano consecutivo. Os prémios “Escolha do Consumidor” são realizados pela Consumer Choice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor e abrangem múltiplos sectores de actividade. Estes têm o objectivo de avaliar a satisfação e preferência dos consumidores portugueses relativamente às diferentes marcas, produtos ou serviços.
A Phone House está em Portugal desde 1999, tendo neste momento cerca de 100 lojas, sendo que 30 operam em modo de Franchising, para além destas lojas são responsáveis pelas lojas Samsung e Huawei.



|Domozo.pt| Saiba Agora Quanto Vale a Sua Casa

Se está a pensar em obter o estudo do preço do seu imóvel a Domozo.pté a solução.

A Domozo é uma agência imobiliária virtual, que foi constituída em fevereiro deste ano. O grande destaque desta imobiliária em relação  às outras é não existir local físico, sendo grande parte do contacto entre entre o vendedor e a Domozo, feita por email.
Isto permite que o vendedor poupe alguns milhares de euros em comissões na venda do seu imóvel. A Domozo oferece vários serviços como: Fotografias de alta qualidade do imóvel,
Planta profissional da casa,
Anúncio apelativo e persuasivo,
Estudo de preço,
Análise comparativa de mercado,
Tendências de preços atualizadas semanalmente,
Inserções inteligentes em redes sociais e publicidade,
Anúncios em sites nacionais e internacionais,
Gestão de marcações de visitas ao imóvel,
Recolha de opinião e feedback,
Qualificação do comprador,
Verificação da oferta,
Negociadores profissionais,
Apoio legal,
Transferência de propriedade.



E todos estes serviços pelo preço Standard de 499€…

iPhone 7 RED Edição Limitada na Vodafone

A Vodafone vai iniciar, na próxima semana, a venda dos mais recentes equipamentos da Apple. Entre eles está o novo iPhone 7 RED Edição Limitada.

O iPhone 7 RED Edition, trata-se de uma edição limitada, de iPhones 7, feitos com uma parceria entre a Apple e a Fundação (RED), assim sendo, parte das receitas reverte para um fundo de apoio na luta contra a sida.

Como o próprio nome indica, o equipamento vem com um acabamento vibrante em alumínio vermelho, estará disponível na Vodafone, no modelo de 128GB, pelo valor de €889,90.