Avançar para o conteúdo principal

Impressão 3D e robótica da BQ na CES 2015





A BQ, empresa espanhola dedicada à eletrónica de consumo, marcou presença na CES com a sua divisão de impressão 3D, o seu ecossistema de robótica e a sua última novidade, o kit de scanner 3D Ciclop.

Todos os seus produtos e soluções estiverão presentes no encontro de Las Vegas, uma das principais feiras internacionais de eletrónica de consumo, que teve lugar de 6 a 9 de janeiro de 2015.

Ciclop, o primeiro scanner 3D da BQ

A BQ apresentou o Ciclop, primeiro scanner 3D com software e hardware 100% livres. Foi concebido e desenvolvido a pensar na comunidade, que pode utilizá-lo, inovar com ele, fazer as suas próprias alterações e partilhá-las. 

O Ciclop é um scanner laser rotativo de triangulação 3D (utiliza luz laser para capturar a geometria e textura do objecto que roda sobre uma plataforma giratória). Para realizar a digitalização, o Ciclop utiliza o Horus, uma aplicação multiplataforma e livre integralmente desenvolvida pela BQ. Com este scanner, a BQ amplia o seu ecossistema DIY até hoje composto pela Prusa i3 Hephestos.

Prusa i3 Hephestos e Witbox, as impressoras 3D da BQ

Da mesma forma, o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos é um produto aberto que a comunidade pode modificar e fazer evoluir. Com ele, o utilizador pode construir a sua própria impressora 3D partindo do zero.

A Witbox foi recentemente escolhida como a quarta melhor impressora do mundo, segundo o Top 15 Quality Ratings da 3D Hubs. Concebida e fabricada em Espanha, a Witbox dispõe de um inovador sistema de impressão inspirado na curva de Fibonacci, com um tubo em PTFE para a passagem do filamento. Este permite um roçamento mais reduzido do filamento assegurando que o sistema de alimentação fique no interior da impressora, sem sobressair.

Tanto a Witbox como a Prusa i3 Hephestos dispõem de licença Creative commons BY-SA, visto que a BQ aposta em partilhar todas os upgrades com a comunidade.

O Mi primer kit de Robótica, ZUM, DIWO e bitbloq: o ecossistema de robótica da BQ

A BQ também expôs, durante estes dias em Las Vegas, a sua proposta de robótica, um ecossistema que inclui hardware, software e material didático.

Entre os seus produtos destaca-se, o Mi primer Kit de Robótica, que inclui todos os componentes necessários para montar qualquer robot ou jogo eletrónico partindo do zero. Também a nível de hardware, a placa ZUM BT-328, compatível com ArduinoTM, permite criar circuitos eletrónicos capazes de receber informação exterior e realizar as atividades que o utilizador pretender. A ZUM BT-328 inclui melhorias e novas funcionalidades que facilitam a construção de projetos de eletrónica.

A filosofia da BQ baseia-se na formação das novas gerações para que possam não só utilizar a tecnologia como utilizadores, mas também que entendam como funciona e possam vir a ser futuros criadores. É nessa linha que se encontra o software de programação por blocos para crianças bitbloq, que permite aos mais pequenos programar eletrónica de forma fácil, visual e intuitiva, através de blocos, como se se tratasse de um puzzle.

Outra das ferramentas proposta pela BQ é o Diwo, um portal criado para a comunidade interagir e aprender através das atividades e tutoriais oferecidos pela BQ.

Rodrigo del Prado Diretor-geral adjunto da BQ comenta: “A CES serve de local para a apresentação a nível mundial da nossa divisão de impressão 3D, especialmente do nosso último produto, o kit de scanner 3D Ciclop. Mas o que nos entusiasma de forma especial é apresentar globalmente o nosso projeto de robótica educativa, porque acreditamos que vai contribuir para que as crianças desmitifiquem a tecnologia e aprendam a utilizá-la, mas também a criá-la eles próprios.”


Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.

|Domozo.pt| Saiba Agora Quanto Vale a Sua Casa

Se está a pensar em obter o estudo do preço do seu imóvel a Domozo.pté a solução.

A Domozo é uma agência imobiliária virtual, que foi constituída em fevereiro deste ano. O grande destaque desta imobiliária em relação  às outras é não existir local físico, sendo grande parte do contacto entre entre o vendedor e a Domozo, feita por email.
Isto permite que o vendedor poupe alguns milhares de euros em comissões na venda do seu imóvel. A Domozo oferece vários serviços como: Fotografias de alta qualidade do imóvel,
Planta profissional da casa,
Anúncio apelativo e persuasivo,
Estudo de preço,
Análise comparativa de mercado,
Tendências de preços atualizadas semanalmente,
Inserções inteligentes em redes sociais e publicidade,
Anúncios em sites nacionais e internacionais,
Gestão de marcações de visitas ao imóvel,
Recolha de opinião e feedback,
Qualificação do comprador,
Verificação da oferta,
Negociadores profissionais,
Apoio legal,
Transferência de propriedade.



E todos estes serviços pelo preço Standard de 499€…