Avançar para o conteúdo principal

bq Aquaris E5 HD [Análise/Review]



A bq enviou-nos um bq Aquaris E5 HD de 16 GB e uma capa protectora Gummie Cover para analisar, aqui no Aki Há Tecnologia.

Desde já agradecemos à bq e à IPSIS EMIREC, por todo o cuidado e disponibilidade prestado.

O bq Aquaris E5 HD é um equipamento intermediário da linha AQUARIS E da bq, que impressiona pelo seu óptimo desempenho, tendo uma das melhores, se não a melhor relação qualidade/preço.

Para quem não conhece bem a marca bq, nada melhor do que falar da minha própria experiência, para quem quer um bom aparelho, mas não quer gastar muito dinheiro, esta marca é a melhor opção, tem excelentes aparelhos, uma boa comunidade, e um bom suporte técnico que está sempre disposto a ajudar, no que for preciso.

A bq é uma empresa espanhola dedicada a  electrónicos de consumo (smartphones, tablets, ...), impressoras 3d e robótica educativa. Que é uma das marcas líderes de vendas de e-readers, tablets com Android e smartphones livres de operador, em Espanha, que cada vez está a ficar mais conhecida mundialmente.

Especificações técnicas



Embalagem


A embalagem é bastante minimalista, tendo o tamanho exacto para caber o smartphone, os acessórios e a papelada do costume. 

Tedo vários pormenores bastante interessantes, o principal é que quando vimos a embalagem da parte de cima e nas laterais não conseguimos encontrar qualquer informação sobre as especificações técnicas do bq Aquaris E5, somente o nome do aparelho e a marca, que pode querer dizer que basta saber isso para saber que o aparelho é de óptima qualidade.

Para sabermos as especificações do aparelho temos que ver a parte inferior da embalagem para sabermos as especificações técnicas, que aparecem com maior destaque os 16 GB de memória interna, o processador Quad Core, o ecrã HD e o DOLBY.

Outro pormenor é que a embalagem é composta pela base e a tampa, a tampa é preta ou branca, dependendo da cor do aparelho.



Ao abrirmos a embalagem podemos ver o smartphone que tem o tamanho exacto da embalagem, de maneira que se em vez do bq Aquaris E5 colocarmos a capa protectora do aparelho ela não cabe na embalagem.

Em baixo do aparelho temos uma embalagem que traz todos os papeis e manuais do aparelho e um pequeno utensílio para abrir as portas de cartão micro-SIM e o micro SD.

E no fundo da caixa encontramos o adaptador e o cabo USB. 

Design


Segundo a própria bq o design do aparelho foi pensado na usabilidade, eficiência e estética, esta linha de smartphones tem os primeiros smartphones desenhados por completo em Espanha.

Ao pegar no aparelho sentimos um aparelho leve, com apenas 134 gramas, com um corpo resistente, embora seja feito de plástico.

Na parte frontal do aparelho encontra-se, em cima do ecrã, o LED de notificações, Câmara frontal, Sensor de luz e proximidade, e o Auscultador; e em baixo do ecrã encontram-se três botões touch o do Menu, Início e Voltar.

Na parte lateral direita encontram-se os botões de Power e de Volume, no topo do aparelho a entrada para o auricular e a entrada microSD, na parte lateral esquerda do aparelho as duas entradas micro-SIM, na parte inferior do aparelho encontram-se o Microfone, entrada Micro-USB e Altifalante.

Na parte traseira do bq Aquaris E5 HD encontra-se a Câmara traseira, FlashDiminuidor de ruído e o logótipo da marca e o nome do modelo.


A capa protectora que nos enviaram juntamente com o aparelho foi uma Gummie Cover que foi feita especialmente para o aparelho, muito bem feita, só tem como ponto fraco é a perca de sensibilidade dos botões físicos, sendo necessário carregar com mais força.

Além desta capa também existem outras capas que fazem o aparelho muito mais personalizável.

Ecrã

O ecrã, do bq Aquaris 5 HD, é bastante bom, apresenta muito boa qualidade de cores em vídeos e fotos, com excelente ângulo de visão.

Este ecrã é ótimo para jogar apresentando imagens viciantes e mesmo na hora de trabalho, envio de emails, navegação na internet nunca deixa a desejar.

Mesmo na rua com bastante sol o ecrã, embora perca um pouco a qualidade é completamente perceptível.

Desempenho


No desempenho o aparelho continua a ser surpreendente, desde a primeira vez que o ligamos, que normalmente demora muito tempo, até mesmo em aparelhos de topo, o bq Aquaris E5 HD é bastante rápido, devido a ter o Android praticamente sem nenhuma personalização, assim mesmo ao usar o aparelho, ele é bastante rápido a abrir e fechar aplicações e usar diversas aplicações ao mesmo tempo. 

A qualidade do som também é bastante boa notando bastante diferença quando o Dolby é ligado, ficando os sons muito mais realistas e mesmo em vídeos feitos pelo próprio smartphone, em locais com bastante barulho ficam muito melhores.

Experimentamos o aparelho com diversos jogos, desde os mais básicos aos mais pesados como o Asphalt 8 e portou-se sempre bem.

Em baixo pode ver os testes de de benchmark que fizemos ao aparelho:

Vellamo

O Vellamo aplica três testes ao aparelho: HTML5, Multicore e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho no acesso directo à internet via browser. O Multicore a sinergia dos múltiplos núcleos do processador. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.


AnTuTu Benchmark 5

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.


Bateria

A bateria também é bastante boa aguentado bastante bem um dia e meio a jogar, fazer chamadas, muitas fotografias e vídeos consultando emails, recebendo notificações e consultando internet.

Por isso a bateria não o deixará na mão durante o seu dia.

Câmara

A câmara traseira embora seja de um smartphone tem uma boa qualidade, mas tem uns pequenos problemas no obturador quase imperceptível, devido a ter um obturador que demora um pouco a focar, e quando está a filmar, por vezes a imagem está bem focada e o sensor tenta focar de novo, que por vezes acaba por desfocar, mas isto só ocorre em situações extremas, que pode usar o seu aparelho durante bastante tempo e nunca se aperceber disso.

Mas a câmara é bastante boa tendo um resultado surpreendente que torna as suas fotográfias excelentes e faz com que deixe de precisar andar com uma câmara digital, durante o seu dia.

câmara frontal também é muito boa, e põe de lado muitas câmaras traseiras de outros smartphones, isso mesmo é melhor que algumas câmaras traseiras.

Pode ver algumas foto que foram tiradas com o aparelho em baixo.




Relação qualidade preço

Como já falei antes o bq Aquaris E5 HD tem uma extraordinária relação qualidade /preço é das melhores do mercado, sendo um aparelho que não fica a desejar em nada.

A bq conseguiu este aparelho devido, talvez, a não optar pelo NFC, 4G e talvez mesmo por também não trazer auricular.

Conclusão

Se o seu orçamento for 200 euros a melhor opção é este aparelho que esta versão custa apenas 199.99 euros, deixando de lado muitos aparelhos de grandes marcas.

Comentários

Mais Lidas

Saiba Agora as Causas dos Incidentes com o Samsung Galaxy Note7

Após vários meses de investigações rigorosas, a Samsung revelou a causa dos incidentes registados com o Note7 e as medidas que serão tomadas para evitar que esta situação se repita.



A conclusão foi a que todos nós já suspeitávamos, os problemas deverem-se a anomalias nas baterias dos aparelhos.

Com base nas conclusões da investigação, a Samsung implementou uma série de processos de controlo de qualidade e segurança, com vista a assegurar a segurança dos produtos, incluindo protocolos adicionais, tais como medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança da Bateria, composto por 8 critérios. Para garantir uma perspetiva clara e objetiva nos processos de verificação da segurança das baterias, a Samsung formou um Grupo de Aconselhamento sobre Baterias (“Battery Advisory Group”) composto por conselheiros externos, académicos e investigadores especialistas.





Review HUAWEI P9 lite

HUAWEI P9 lite


Depois de analisar aqui, no Aki Há Tecnologia, o Huawei P9 e o Huawei P9 Plus, ficou a falta a análise do irmão mais novo desta família. Por isso aqui está a Review do Huawei P9 lite.

Depois de algumas semanas a analisar o Huawei P9 lite, algo que posso dizer com toda a certeza é que, durante a utilização do aparelho, por vezes me esqueço que não estou a usar um topo de linha, mas sim um aparelho de gama média com o preço a rondar os 330 euros, sendo possível adquirir o aparelho por um preço mais em conta, junto das operadoras.

Vou passar à análise em si, onde vou falar sobre todos todos os aspetos, mas de uma forma mais resumida que nas análises de equipamentos topo de Gama que costumo fazer, aqui no Aki há Tecnologia, como na Análise do Huawei P9 e P9 Plus.


Especificações técnicas

 Tamanho Altura 146,8mm Largura 72,6mm Profundidade 7,5mm Peso Cerca de 147g

ASUS ZenFone AR o Primeiro Smatphone com 8 GB de RAM

A ASUS apresentou na CES 2017 os seus dois novos smartphones o ZenFone AR e o ZenFone 3 Zoom.

O Zenfone Ar fo desenvolvido, como o proprio nome indica a pensar na realidade aumentada (AR, em portugues RA) e na realidade virtual (RV). Sendo o primeiro smartphone  com suporte para Tango e Daydream.

O Tango é o conjuto de sensores e software da Google, que proporcionam a RA enquanto que o Daydream é a plataforma da Google e suporya as apps Daydream VR.

O ZenFone AR é o mais fino e leve dispositivo Tango, graças ao sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP, uma câmara de motion-tracking, e uma terceira de avaliação de profundidade de campo.

Em termos de especificaçoes tecnicas o aparelho conta com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 otimizado para Tango e é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Um ecrã Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes. Trazendo coo sistema operativo o Android 7.0 Nougat.